Há quatro anos, a Ford abandonou a Índia e sabemos bem o que ela fez aqui em 11 de janeiro de 2021, em plena pandemia. Assim como aqui, a Ford Índia tinha compactos como Aspire, Figo e, claro, o EcoSport.
Fechando quatro fábricas por lá, a Ford se despediu literalmente da Índia, arrumando mala e cuia… Aqui, decidiu virar importadora, ainda que não tenha abandonado a Anfavea para se juntar à Abeifa, que certamente abraçaria a Ford com felicidade.
Mas, na Índia, rumores diziam que a marca do oval azul queria voltar como um filho pródigo, sendo anunciado que o Endeavour (Everest em outros mercados), o Mustang Mach-E, entre outros, voltarão aos indianos.
Todavia, uma patente foi encontrada por lá, revelando um novo SUV compacto da Ford para a Índia e eventualmente mercados emergentes. Novo EcoSport? Não se sabe ao certo, mas tem porte e proposta para ser.
A frente expressiva tem luzes diurnas em LED que se fusionam com uma estilosa grade de curvatura negativa, com os faróis verticais supostamente full LED. Os indianos tratam como um rival do Hyundai Creta, mas um flagrante no passado, revela o que é realmente.
Pouco antes e pular do barco, a Ford fechou uma parceria com a Mahindra, que desenvolveria pelo menos três modelos em sinergia com a marca americana e estes carros teriam plataforma da indiana.
Este SUV aí é uma dessas propostas, que chegou a ser materializada, mas nunca revelada completamente ao público, pois na ocasião, a Ford anunciou o fim da história e o sucessor do EcoSport mergulhou nas profundezas das gavetas da Mahindra.
Haveria chance da Ford retomar produtos locais na Índia, mas com ajuda total da Mahindra? Não sabemos, mas seu plano de eletrificação plena está dando muito errado e a velha gasolina com híbridos tomará conta das linhas do oval até 2030. E aqui? Nem pense nisso, pois a história da Ford com carros feitos aqui, se encerrou em 2021.
[Fonte: Motor Beam]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!