As marcas chinesas Omoda e Jaecoo, que pertencem à Chery, anunciaram no Brasil, que chegam oficialmente no mercado nacional e confirmaram o primeiro modelo, o Omoda 5 MHEV.
Marcas premium da Chery, Omoda e Jaecoo iniciam uma nova fase da montadora chinesa no país, que inicialmente chegou por meio da Venko e depois foi assumida em parceria com a CAOA, surgindo assim a Caoa Chery.
Todavia, a Chery quer mais e as duas marcas trarão um novo portfólio ao país, com o Omoda 5 MHEV sendo o primeiro produto da marca chinesa, trazendo uma mecânica já conhecida em carros da Caoa Chery, com motor 1.5 Turbo e sistema mild hybrid.
Este propulsor com sistema elétrico de 48 volts e na Caoa Chery tem 160 cavalos e 25,5 kgfm, com transmissão CVT e tração dianteira. Como se trata de um veículo que já estava sendo testado há bastante tempo aqui, provavelmente seu lançamento ocorrerá nos primeiros meses de 2024.
Na China, o Omoda 5 tem ainda uma versão 1.6 TGDI que não virá, além de uma variante elétrica com 224 cavalos e bateria de fosfato de ferro-lítio de 61 kWh, que permite autonomia de 450 km no ciclo NEDC.
Esta variante elétrica do Omoda 5 também virá ao mercado brasileiro, permitindo assim que o crossover de estilo cupê possa estar entre os players do segmento de carros elétricos e, de preferência, com preço competitivo.
Shawn Xu, CEO global da Omoda Jaecoo, confirmou os planos das marcas: “O Brasil é um dos mercados mais importantes na estratégia global das nossas marcas”.
Sobre a Caoa Chery, Leandro Teixeira, diretor de planejamento e produto das marcas chinesas, afirmou: “Não existe relação com a joint-venture (da Caoa Chery), como não existe globalmente”.
A meta da Omoda Jaecoo é abrir 40 concessionários no Brasil em 2024 e os trabalhos já começaram.
Sobre produção nacional, a Omoda Jaecoo tem planos de fabricação nacional e Leandro explicou: “Estamos avaliando todas as possibilidades, seja em Jacareí, São Paulo ou em qualquer outro lugar. Vamos produzir onde fizer sentido para nós”.
[Fonte: AB]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!