A chinesa Chery está em sua terceira incursão no mercado brasileiro, após ter chegado inicialmente com a Venko e depois se associado à CAOA, gerando a Caoa Chery, porém, ela está impaciente e quer mais do Brasil, confirmando agora as marcas Omoda e Jaecoo por aqui.
A operação dessas duas marcas será independente da CAOA e a promessa é de vender aqui os modelos que nasceram originalmente com o logotipo da Chery, mas que não o ostentarão fora da China, como o Omoda 5 e o Jaecoo 7, porém, a marca até registrou aqui o Jaecoo 9 no INPI.
Com elas, a Chery diretamente atuará no mercado nacional a partir de 2024, conforme revelou o jornalista Jorge Moraes em sua coluna no site UOL, comentando que a Chery tem até planos para produzir aqui.
Recentemente, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgou que a Chery e outros dois fabricantes chineses visitaram a região de São Bernardo do Campo visando a produção de ônibus elétricos e eventualmente, no caso da empresa de Wuhu, automóveis.
Isso significa que a Chery não fará exigências sobre a planta de Jacareí para produzir os carros da Omoda e da Jaecoo, mas dada a capacidade local, compartilhar a planta como a CAOA faz com Chery e Hyundai em Anápolis, seria muito bem-vinda para a região.
CAOA confirma Exeed
Mas, e a CAOA nessa história? Moraes procurou o grupo brasileiro que respondeu sobre sua relação comercial com a Chery.
Em nota, a CAOA disse que “juntos as empresas celebram seis anos de um verdadeiro renascimento da marca Chery no Brasil. Com a parceria foi possível criar a marca Caoa Chery, hoje sinônimo de qualidade, tecnologia e design e desperta desejo nos consumidores brasileiros”.
Além disso, a CAOA revelou algo interessante: “A Exeed pertence à Chery Group, assim como outras marcas: a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados. Da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos Caoa Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA no Brasil”.
No caso da Exeed, o que se comentava no mercado era que seria independente da CAOA, mas agora vemos que não.
Já em relação às outras marcas, apenas a Jetour foi vista com um carro inédito aqui e ele estava com “placa do Gandini”.
De volta à Exeed, anunciada pelo próprio Dr. Carlos Alberto em vida, a CAOA diz: “Conforme já anunciamos anteriormente, a comercialização dos veículos Exeed no Brasil estão nos planos da CAOA. Inclusive, a CAOA já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento de produtos Exeed em território brasileiro”.
[Fonte: Jorge Moraes/UOL]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!