O Peugeot 208 é um carro muito importante para a Stellantis e foi com ele que o grupo (antes a PSA) iniciou a política de Carlos Tavares, CEO antes e depois da fusão, de oferecer carros comuns com versões a combustão e elétrica.
Assim, a Stellantis decidiu que o próximo Peugeot 208 estreará a plataforma STLA Small propriamente dita, mas isso só ocorrerá por volta de 2026, quando a nova geração portará essa base mais eficiente.
Com propulsão elétrica, a STLA Small deverá ter versões com 95 cavalos na faixa de entrada e 156 cavalos na intermediária. Para ter um e-208 GTi, a Peugeot deverá oferecer o hatch compacto premium com pelo menos 200 cavalos.
Segundo o que se sabe, o próximo e-208 terá baterias de 37 a 40 kWh nas versões de entrada e até 82 kWh (!) na versão mais potente, que supostamente seria a versão esportiva GTi, mantendo assim a tradição do produto.
A produção desse Novo e-208 ocorrerá em Figueruelas, Espanha, sendo que um ano depois, o Novo Opel Corsa srá feito na mesma planta espanhola com a base STLA Small.
O próximo Peugeot 2008 também terá a STLA Small e as mesmas versões do hatch, sendo igualmente mais eficiente. Com o investimento feito na região, a Stellantis deve fazer aqui a STLA Small ou uma versão modernizada da CMP.
Esta base que está ganhando espaço no Brasil e é relativamente nova, já permitindo o uso de duas motorizações. As mudanças na Espanha devem ser seguidas em outras plantas da Stellantis dentro e fora da Europa.
Como será o próximo 208? Provavelmente terá um layout mais quadrado, com linhas inspiradas em modelos como o Novo 308, por exemplo, sendo dramaticamente mais expressivo que o atual.
Espera-se também que, além do Novo C3, o 208 atual tenha também uma versão elétrica de baixo custo para brigar com os chineses.
[Fonte: La Tribune de Automación]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!