Rússia: patente de nova perua da Lada aparece na internet

lada iskra1
lada iskra1

A Rússia está sob embargo (parcial) internacional, devido à invasão da Ucrânia, atingindo fortemente o mercado automotivo do país, que perdeu todas as principais montadoras estrangeiras, com exceção dos fabricantes chineses.

A Lada, marca da AvtoVAZ, foi uma das mais impactadas e chegou a parar a produção por falta de peças e componentes, o que vitimou o modelo Xray, baseado no Renault Sandero, assim como outros carros, como Vesta e Niva, entre outros.

De qualquer forma, a Rússia sobreviveu ao embargo imposto pelos EUA e aliados, assim como a Lada pensa em novos caminhos após perder produção, modelos e tecnologia da Renault, que tinha 75% da AvtoVAZ até se retirar do país.

lada iskra2
lada iskra2

Ainda que o jipinho soviético tenha sido o primeiro a voltar, a gama da Lada ficou enormemente prejudicada e a presença ainda maior de carros chineses, até mesmo diante do desembarque de iranianos, aliados de Moscou, a marca russa de sempre renovará seu portfólio.

Em evento recente, a Lada anunciou novos produtos e um deles era um tal de Iskra, um modelo compacto intermediário entre Granta e Vesta, que será lançado em 2025 como parte de um esforço para recuperar o terreno perdido.

Imagens de patente surpreenderam os russos, uma vez que no anúncio da AvtoVAZ, o Iskra só teria versões hatch e sedã, porém, o carro visto no serviço do Instituto Federal de Propriedade Industrial da Rússia, é uma legítima perua.

lada iskra3
lada iskra3

Ainda com a linguagem “X” dos carros atuais da Lada, a perua Iskra tem frente expressiva, seguindo essa linha de estilo, mas podemos notar os faróis simples com luzes diurnas em LED, assim como vincos acentuados, grade estilizada e faróis de neblina.

Nas laterais, os vincos do estilo X são mais suaves, enquanto a traseira pronunciada tem lanternas enormes num conjunto arredondado, evidenciando um bom espaço interno para bagagens.

Segundo o dito pela Lada, a plataforma da Iskra será moderna e sugere que seja modular, mais precisamente uma variante localizada da CMF-B da Renault. A motorização é desconhecida, mas se não seguir com os motores 1.6 de 8V ou 16V, deve usar um 1.0 Turbo de origem francesa.

[Fonte: Kolesa]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X