Há uns dois anos, a imprensa noticiou que a Shineray venderia carros no Brasil, especificamente utilitários comerciais leves. A marca chinesa, porém, é dona da SWM e agora inicia a produção na Rússia.
Como se sabe, com a Guerra da Ucrânia, as montadoras estrangeiras se retiraram em peso da Rússia, devido ao “embargo” internacional, deixando assim muitas fábricas fechadas no país.
Todavia, isso foi uma porta escancarada para a China, que liberou suas marcas para invadirem o mercado russo com importação e produção local, tendo entre elas a SWM.
Em parceria com a Avtotor, em Kaliningrado, a SWM começou a produção de carros na antiga fábrica da Hyundai-Kia, lembrando que a empresa russa já fez carros da BMW, GM e Chery em épocas diferentes desde 1997.
Localmente, a Shineray produzirá três SUVs da SWM, sendo o compacto G01 e sua variante esportiva G01F, além do modelo maior, o G05 Pro.
Na Rússia, todos os modelos da SWM terão motor 1.5 turbo de 139 cavalos e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas, além de tração dianteira.
O G01 tem linhas bem conservadoras e mede 4,61 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,72 m de altura e 2,75 m de entre eixos, tendo ainda bancos em couro, rodas de 18 polegadas, teto solar panorâmico, multimídia de 10 polegadas, bancos climatizados, entre outros.
Já o G01F tem um design interessante, com frente completamente diferente e lembrando um pouco o Dodge Journey SRT, faltando somente as rodas escurecidas e pinças de freio vermelhas.
Por fim, o G05 Pro é um SUV de sete lugares com 4,75 m de comprimento, mas de projeto mais simples e aparência não tão atraente quanto o G01.
SWM vem ao Brasil, mas…
Tendo agora o mercado russo, a Shineray pode ir mais longe com a SWM, como aqui no Brasil? A resposta é sim e não.
No Brasil, a Shineray vende somente motos e a SWM virá a partir de 2024, com veículos já em homologação.
Mas, não se empolgue. Assim como a Shineray, a SWM também faz motos e serão elas a chegar ao Brasil e não os carros.
Atuando no segmento custom, a SWM chegará pelas mãos da Shineray. Já em relação aos carros, apenas se vierem elétricos é que teriam alguma chance por aqui.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!