O Salão do Automóvel, desde 1960, sempre foi a referência em eventos automotivos no Brasil e com o Anhembi, em São Paulo, como palco para as novidades do setor de quatro rodas de 1970 à 2014.
Nas duas últimas edições, 2016 e 2018, o Salão do Automóvel foi para o agora concorrido – haja visto a abundância de congestionamentos no bairro do Jabaquara – São Paulo Expo, ex-Pavilhão Imigrantes.
Cancelado seguidamente a partir da edição 2020, quase que antevendo os fatos tristes ocorridos no referido ano devido à Covid-19, a famosa mostra paulistana deve ressurgir, segundo o jornalista Fernando Calmon.
A empresa RX, responsável pela organização do Salão do Automóvel, se inspirou na experiência do Salão de Detroit 2023 para realizar novamente o evento na capital paulista, mas voltando às origens.
A ideia é promover maior interação do público com os carros, focando no test drive, como no evento americano.
Para isso, a RX voltou sua atenção para o reformado Pavilhão de Exposições do Anhembi, que recebeu um investimento de R$ 1,5 bilhão para melhorias na infraestrutura.
Agora climatizado, o Anhembi se iguala ao São Paulo Expo e com a vantagem de ter o complexo do Sambódromo ao lado como circuito de testes com os carros das marcas em exposição.
Calmon comenta que anúncio oficial ainda não há, mas que tratativas estão sendo feitas – principalmente com as marcas – para o evento ocorrer em novembro de 2024.
Ainda que os custos sejam altos para os fabricantes e a impossibilidade de realizar negócios sejam outro empecilhos, o Salão do Automóvel é uma vitrine importante no país.
Boa parte do público, que em 2018 foi de 742 mil pessoas, vai de longe até São Paulo só para conhecer as novidades e muitas vezes se decidir para uma compra ou troca de carro.
Com a eletrificação em um novo nível, o próximo Salão do Automóvel deve focar ainda mais na mobilidade elétrica.
[Fonte: Fernando Calmon/IG]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!