Quando você está dirigindo e de repente o trânsito para, bem em uma subida, a tentação para ficar segurando o carro com a embreagem é grande, não é mesmo? Afinal, é o mais fácil.
Mas será que esse hábito não está trazendo problemas para a saúde do seu carro?
Vamos ver a resposta:
Posso segurar o carro com a embreagem?
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), segurar o carro com a embreagem não é uma boa ideia, porque acelera demais o desgaste da embreagem.
O dono do carro vai acabar tendo de trocar a embreagem com muita antecedência, o que representa um bom custo adicional à manutenção normal do veículo.
Além disso, práticas como essa acabam aumentando bastante o consumo de combustível.
Outro problema é que essa prática pode ser perigosa, pois existe o risco de um dos pedais escapar dos pés, o que causaria a perda de controle, um acidente, ou até mesmo prejuízo a pessoas que estejam por perto.
O que é melhor fazer então?
Para segurar o veículo em rampas, o melhor a fazer é usar os freios mesmo.
Se você notar que a parada vai levar um tempo mais prolongado, pode também colocar o carro em ponto morto e acionar o freio de mão, ou freio de estacionamento.
Assim, você não vai ter que ficar tenso por estar segurando o carro com a embreagem.
Sabemos que na auto escola nos ensinaram a fazer o controle de embreagem em aclives e declives, mas esse controle serve mais para paradas momentâneas, como por exemplo quando paramos o carro em uma subida para deixar alguém, e logo em seguida continuamos nosso caminho.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!