TOP 15: Mitos e verdades sobre os Carros Flex

chevrolet astra flexpower 1
chevrolet astra flexpower 1

O carro Flex nasceu no Brasil em 2003, com o VW Gol Total Flex, apesar de muito tempo antes, em 1994, a Bosch ter criado o primeiro protótipo de carro Flex, usando um Omega 2.0.

Já faz muito tempo que temos essa tecnologia, o que ajuda os motoristas a sempre poder escolher qual combustível estiver mais barato no posto.

Mas, será que pode já existirem nas lojas há 20 anos, todas as pessoas sabem usar o sistema Flex corretamente?

A quantidade de mitos e informações falsas que existem por aí mostram que não. Por isso, vamos analisar várias afirmações sobre os carros Flex, e ver se são verdade ou não.

Volkswagen Gol 2003 total flex 1
Volkswagen Gol 2003 total flex 1

Confira:

O primeiro abastecimento do carro Flex 0km deve ser feito com gasolina

MITO – Os carros Flex são feitos para funcionar com etanol, gasolina, ou qualquer mistura dos dois, não é necessário abastecer pela primeira vez só com gasolina.

Ao trocar o combustível, é necessário rodar um pouco antes de desligar o motor

PARCIAL – O software dos carros Flex identifica imediatamente qual é o combustível usado. Mas existem casos em que o combustível do tanque é identificado pela sonda lambda.

Neste caso, se o carro for desligado imediatamente depois da troca, isso pode ocasionar problemas na partida. Engenheiros mecânicos recomendam que se rode por uns 20 minutos antes de desligar o carro, por precaução.

Usar apenas um combustível pode viciar o motor

MITO – De acordo com a empresa STP do Brasil, isso nunca irá acontecer, pois a sonda lambda está sempre informando ao módulo de injeção de combustível se a mistura está adequada ou não.

Não se deve misturar os dois combustíveis, ou usa um, ou o outro

MITO – O dono do carro pode misturar o quanto quiser, os dois combustíveis, pois essa é a premissa de um carro ser “flexível” em relação ao combustível que está sendo usado.

O que devemos ter em mente é que se o objetivo for uma maior autonomia, para viagens, por exemplo, deve-se usar gasolina.

O consumo fica maior quando se mistura etanol com gasolina

MITO – O consumo é maior quando usamos apenas etanol, ele pode ter um consumo entre 25% e 30% a mais do que a gasolina, mas isso é compensado com seu preço menor.

Motor Flex dura menos que os convencionais

MITO – Se você fizer a manutenção corretamente, de acordo com o manual do proprietário, a durabilidade de um motor Flex é igual a de um motor não Flex.

É necessário alternar os abastecimentos entre etanol e gasolina

PARCIAL – Não é necessário alternar os abastecimentos, mas é bom encher o tanque com gasolina pelo menos uma vez a cada seis meses, para evitar a formação de uma espécie de gosma transparente que aparece em carros abastecidos com álcool.

Essa gosma pode entupir as tubulações de combustível ou mesmo queimar a bomba de combustível, que leva ele do tanque até o motor.

Carros Flex tem dois tanques separados

MITO – Os primeiros carros Flex tinham um tanquinho dentro do compartimento do motor, com capacidade para um litro ou menos, para enchermos com gasolina.

O objetivo dessa gasolina é ajudar na partida em dias muito frios, caso o carro esteja abastecido com álcool.

Mas o tanque principal dos carros Flex é único, igual a qualquer outro carro.

A eficiência do motor Flex não é melhor do que a de motores de combustível único

VERDADE – Um motor feito para usar etanol e gasolina nunca será perfeitamente regulado para apenas um combustível.

Ele precisa ter uma taxa de compressão não muito alta, para evitar a batida de pino quando usamos gasolina, mas também precisa ter uma taxa de compressão não muito baixa, para que o carro possa usar o etanol corretamente.

Ou seja, é uma adaptação feita em nome da flexibilidade.

Gasolina rende mais ao rodar com carro Flex

VERDADE – Isso é verdade, mas sempre foi, mesmo antes da criação dos carros Flex.

Os carros movidos a gasolina sempre tiveram rendimento melhor do que aqueles idênticos, mas com motor a álcool, ou seja, andam mais quilômetros com um tanque.

Carro que só usar etanol tem vida útil menor

PARCIAL – O diretor de engenharia da Delphi uma vez explicou para uma revista automotiva que isso era real no caso dos carros Flex iniciais.

Hoje, a engenharia melhorou bastante, reduzindo esses problemas. Porém, os mecânicos dizem que carros que só andam com etanol ainda tem certos problemas que não aparecem nos carros que só usam gasolina.

Carro Flex demora mais para pegar, mesmo com o tanquinho cheio

MITO – O carro Flex hoje em dia tem um sistema que aquece o combustível, para facilitar a partida. Por isso que eles nem tem mais o tanquinho para partida a frio.

Mas mesmo nos carros mais antigos, com esse reservatório, a gasolina é injetada quando está frio, e isso faz com que a partida ocorra perfeitamente.

Etanol é um combustível mais limpo

VERDADE – A gasolina é composta de hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). Ela libera Dióxido de Carbono e Monóxido de Carbono na sua combustão. Já o álcool também polui, mas não afeta a camada de ozônio.

Em dias frios, para carros com tanquinho, o carro não irá pegar sem combustível ali

PARCIAL – Se o ambiente estiver em temperaturas abaixo de 18 graus Celsius, o motor Flex pode ter dificuldades na partida se não tivermos gasolina no reservatório da partida a frio.

Por isso, se seu carro ainda for dos modelos com o tanquinho, nunca o deixe ficar completamente vazio.

Motores Flex exigem cuidados especiais

MITO – Se o mecânico ou o frentista do posto tentar te empurrar um óleo mais caro, ou aditivos especiais, fuja, pois o motor Flex não exige nenhum tipo de cuidados especiais.

A gasolina do tanquinho fica velha e ruim

VERDADE – A gasolina comum ou aditivada começa a envelhecer e oxidar depois de dois meses no tanquinho.

A vantagem neste caso é usar gasolina Podium, que é mais cara, mas dura seis meses sem problemas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.