A Volkswagen, por meio da Skoda, está desenvolvendo para a Índia um modelo de carro elétrico de baixo custo para ter preço acessível ao consumidor local e este deve aparecer por lá em meados da década, ou seja, mais ou menos em 2025.
Na Bharat Mobility Global Expo 2024 em Nova Delhi, o Diretor-Geral e CEO da VW/Skoda Índia Piyush Arora, comentou que esta nova plataforma é conhecida internamente como plataforma MEB21G.
A MEB21G terá alto nível de conteúdo localizado e servirá em um SUV elétrico inédito, que terá cadência anual de 50.000 unidades para atender o mercado interno indiano e também o internacional, evidentemente para países de direção inglesa.
Essa plataforma é descrita como atendendo a segmentos de entrada e médios, mas suas medidas não foram reveladas pela Skoda, que assim assume também o desenvolvimento de carros elétricos pequenos da Volkswagen.
Nesse caso da MEB21G, um SUV que mereceria atenção por seu porte seria um produto com até 4,00 m, para ganhar mais incentivos fiscais. Agora, sobre ser um SUV, pensa-se que o mesmo pode ser uma variante elétrica do VW 246 de Taubaté ou um projeto derivado do Novo Polo, dada sua simplicidade.
Por aqui, a VW ventilou a sugestão de um carro elétrico nacional, que identificamos inicialmente como sendo o ID.2, mas depois como um ID.2 SUV, devido ao segmento forte. É exatamente por esse caminho que a Skoda fará o novo carro na Índia.
E aqui? Já ouvimos sobre uma possível produção em 2027 de um modelo elétrico em São José dos Pinhais–PR, que bem poderia ser o sucessor do T-Cross. Ainda assim, o SUV derivado do ID.2 não deve ser nada barato para a realidade indiana.
Mesmo tendo motor dianteiro e suspensão traseira por eixo de torção, a construção deste ID.2 SUV ainda seria muito cara para manter um preço competitivo na Índia. Aqui essas características também são válidas.
[Fonte: Gaadi Waadi]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!