A Volkswagen suspendeu a produção de dois modelos de carros elétricos na Alemanha por conta da baixa demanda do mercado europeu, sendo eles o ID.3 e o Cupra Born, que são semelhantes.
A suspensão ocorrerá durante duas semanas de outubro para ajustar a produção à demanda (baixa), sendo isso nas fábricas de Zwickau e Dresden, porém, esta última deixará de montar carros elétricos.
Em Zwickau, uma das duas linhas de produção será fechada temporariamente, mas os modelos ID.4, ID.5, Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron continuam com seus ritmos normais de três turnos.
Sobre os funcionários, a VW não informou quantos seriam afetados, mas sabe-se que o contrato de 269 deles não será renovado em Zwickau.
Em Dresden, os 300 empregados da famosa “fábrica transparente” serão realocados na instalação para outras funções.
Com aumento da inflação e dos juros, corte de incentivos fiscais, concorrência de carros chineses e a presença da Tesla em solo alemão, afetam diretamente o desempenho dos carros elétricos da VW, com o ID.3 sendo a principal vítima.
O hatch compacto da VW também tem sua parte nisso, parecendo uma minivan vendida como um hatch e fora do que muitos clientes certamente esperavam um VW elétrico de acesso.
Por conta disso, o ID.2 será um hatch essencialmente, assim como o Golf migrará com seu peso para uma carroceria hatch igualmente eletrificada no futuro.
O Cupra Born, apesar da nova marca espanhola estar em alta no mercado europeu, também sofre com a similaridade em relação ao ID.3, que nem foi para os EUA e certamente não será vendido aqui.
Com muito apetite para a eletrificação, a VW deu um passo maior que as pernas e precisa de carros elétricos que ofereçam um custo-benefício maior que os chineses e sejam tão atraentes quanto o Golf em seus melhores tempos.
[Fonte: ANE]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!