O Polo Track não está mais ameaçado de ver seu volume de vendas prejudicado pela paralisação da produção na fábrica da Volkswagen em Taubaté, no Vale do Paraíba.
A Volkswagen suspendeu o layoff na planta paulista, previsto para ocorrer a partir de junho, colocando assim uma parte do quadro funcional da fábrica em suspensão temporária do contrato de trabalho.
Nesse caso, eles receberiam o salário e teriam de passar por cursos de atualização profissional, mas a Volkswagen declarou que “o motivo é o ajuste da produção a uma demanda pontual do mercado”.
Sem dar detalhes da desistência além deste, a VW ignora o que havia acertado anteriormente, quando no início de maio, anunciou que haveria um layoff programado para junho.
Aí, seriam suspensos 800 trabalhadores por um período que poderia variar de dois a cinco meses, eliminando um turno na linha de produção do Polo Track, que você pode conferir a avaliação do NA aqui.
Mas, o que seria um motivo de alívio para os trabalhadores, não será exatamente assim, pois, o SindMetau – Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região – revelou que o layoff foi suspenso apenas por um mês.
Assim, a suspensão do segundo turno passará de 1 de junho para 1 de julho, devido à política que, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, foi sinalizada pelo governo federal acerca de novo programa para o setor automotivo.
Este novo programa automotivo, que estaria em análise no Palácio do Planalto, trataria também da volta do carro popular em um novo molde.
Cláudio Batista, o Claudião, do SindMetau revelou: “O movimento sindical e a Anfavea têm discutido com o governo a questão do carro popular. Diante do avanço dessas discussões, que envolvem tributação e outras questões para alavancar o setor, a Volkswagen está adiando o início do layoff para o dia 1o de julho”.
O presidente Lula já mencionou que um preço de R$ 90 mil num carro “não é popular” e a Volkswagen aposta que algo pode sair de Brasília no próximo mês, beneficiando o mercado nacional. Vamos esperar para ver…
[Fonte: Auto Data]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!