Por um tempo, o Volkswagen T-Roc pareceu a encarnação do Golf em forma de crossover e, de certa forma, era isso mesmo. Mas, assim como um dia o hatch médio alemão teve um conversível, o SUV tem também, mas não por muito tempo.
Um dos poucos utilitários esportivos conversíveis, o VW T-Roc Cabrio estabeleceu seu nome ao lado do Range Rover Evoque e do Nissan Murano, mas ambos já morreram em suas versões sem teto fixo e o alemão não seguirá adiante.
Kai Grunitz, chefe de desenvolvimento de produto da VW, comentou: “A Volkswagen não substituirá o T-Roc Cabriolet quando a marca lançar a nova versão do pequeno SUV no próximo ano”.
Grunitz explicou: “O atual T-Roc será substituído no próximo ano por um novo modelo que utiliza a plataforma MBQ Evo, que também sustenta a próxima renovação do Golf, bem como os novos Passat e Tiguan.
O novo T-Roc será a variante final do motor de combustão da VW, disse o chefe de desenvolvimento da marca VW, Kai Grunitz, a jornalistas à margem do evento de tecnologia CES 2024 em Las Vegas.
Com 11.693 unidades em 2023, o T-Roc Cabrio teve poucos clientes, segundo Kai, por isso a Volkswagen não aguentará os custos de manter um conversível desse porte, contra 191 mil unidades de teto fixo do T-Roc, emplacados no ano passado.
Na Europa, as vendas de conversíveis está em declínio e boa parte disso é culpa dos SUVs, assim como nos EUA, onde o emplacamento desse tipo de veículo está caindo a cada ano.
Por ora, nos planos da VW, não existe nenhum conversível elétrico e possivelmente não haverá, dados os custos. Para o grupo alemão, pelo menos existem outras opções de Audi e Porsche, fora outras marcas.
Com o fim do T-Roc Cabrio, o último conversível da Volkswagen estará indo embora.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!