Bugatti mata icônico W16 e dá boas-vindas ao híbrido com um V16

bugatti v16
bugatti v16

A Bugatti desde 2005 emprega o poderoso motor WR16, um engenho único criado pela Volkswagen com a união de dois motores W8, sendo uma imensa usina de 8,0 litros com quatro turbocompressores e uma verdadeira preparação de caça.

Com 1.001 cavalos no começo e depois subindo para 1.200, o WR16 chegou aos 1.500 cavalos, passando do Veyron para o Chiron, sempre sendo o poder materializado em uma obra de arte de engenharia, em carros realmente espetaculares.

Todavia, o tempo do WR16 passou e com ele o último grande motor totalmente a combustão, com a Bugatti anunciando um novo propulsor para seus próximos carros e este será igualmente grande, mas associado com tecnologia híbrida para  continuar existindo.

Trata-se de um V16 cujos detalhes e a origem não foram detalhados pela Rimac, que é a dona atual da Bugatti. Ainda que a croata foque em super carros elétricos, a marca francesa precisa manter um pé na combustão e isso deve ter sido um enorme desafio.

Pelo que se pode ver no vídeo-teaser divulgado pela marca, o próximo carro da Bugatti terá um motor bastante leve, já que pelo menos os coletores e as partes superiores do propulsor são feitas em fibra de carbono.

O que se sabe até o momento é que este novo puro-sangue francês terá propulsão híbrida plug-in e isso significa um adicional de peso grande por conta da bateria. Ainda assim, um ou mais motores elétricos ajudarão a impulsionar a coisa.

Espera-se ainda por uma autonomia boa no modo elétrico, permitindo que o novo Bugatti rode sem emissões em áreas onde existem restrições. Com uma cavalaria ainda desconhecida, esse novo V16 pode entregar com suas turbinas e acreditamos que tenha pelo menos quatro, por volta de 1.500 cavalos.

Isso, somado ao poder dos elétricos, pode chegar a 2.000 cavalos ou até mesmo passar, sendo tudo para superar fácil os 420 km/h.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X