A Bugatti desde 2005 emprega o poderoso motor WR16, um engenho único criado pela Volkswagen com a união de dois motores W8, sendo uma imensa usina de 8,0 litros com quatro turbocompressores e uma verdadeira preparação de caça.
Com 1.001 cavalos no começo e depois subindo para 1.200, o WR16 chegou aos 1.500 cavalos, passando do Veyron para o Chiron, sempre sendo o poder materializado em uma obra de arte de engenharia, em carros realmente espetaculares.
Todavia, o tempo do WR16 passou e com ele o último grande motor totalmente a combustão, com a Bugatti anunciando um novo propulsor para seus próximos carros e este será igualmente grande, mas associado com tecnologia híbrida para continuar existindo.
Trata-se de um V16 cujos detalhes e a origem não foram detalhados pela Rimac, que é a dona atual da Bugatti. Ainda que a croata foque em super carros elétricos, a marca francesa precisa manter um pé na combustão e isso deve ter sido um enorme desafio.
Pelo que se pode ver no vídeo-teaser divulgado pela marca, o próximo carro da Bugatti terá um motor bastante leve, já que pelo menos os coletores e as partes superiores do propulsor são feitas em fibra de carbono.
O que se sabe até o momento é que este novo puro-sangue francês terá propulsão híbrida plug-in e isso significa um adicional de peso grande por conta da bateria. Ainda assim, um ou mais motores elétricos ajudarão a impulsionar a coisa.
Espera-se ainda por uma autonomia boa no modo elétrico, permitindo que o novo Bugatti rode sem emissões em áreas onde existem restrições. Com uma cavalaria ainda desconhecida, esse novo V16 pode entregar com suas turbinas e acreditamos que tenha pelo menos quatro, por volta de 1.500 cavalos.
Isso, somado ao poder dos elétricos, pode chegar a 2.000 cavalos ou até mesmo passar, sendo tudo para superar fácil os 420 km/h.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!