A BYD está avançando rapidamente como um fabricante de carros elétricos, mas não somente isso, a marca chinesa acelera como um grande fabricante de veículo e, no mês de agosto, simplesmente passou a Ford.
A montadora chinesa foi contabilizada com as demais marcas nos 37 principais mercados do mundo e segundo os cálculos, a BYD teve 4,8% de market share global, superando a Ford com 4,2%.
Mas, a Ford é apenas um exemplo de marca famosa, pois, pelas contas, a BYD superou ainda Hyundai, Chevrolet, Suzuki, Kia e Nissan, nessa ordem.
Todavia, a BYD ficou atrás da Toyota, Volkswagen e Honda. Como se sabe, a Tesla não coopera para os números de vendas mensais, mas mesmo assim, a chinesa mostra seu potencial global.
Em agosto, na China, a BYD registrou market share 11,98% com a venda de 230.077 veículos, liderando o mercado interno, com a Volkswagen tendo 195.548 automóveis, correspondendo a uma quota de mercado de 10,18%.
Já a Toyota teve 155.491 veículos vendidos, equivalente a 8,10% de participação, ficando a Honda com 102.105 veículos e 5,32% do mercado local.
A Changan é outra chinesa entre as cinco mais vendidas na China, com Changan que emplacou 82.243 carros, tendo participação de mercado de 4,28%.
Com 150 mil exportados nos últimos 12 meses, a BYD quer elevar para até 300.000 carros por ano suas remessas para o exterior.
A BYD vem sendo um player de peso para o mercado em geral, mas no caso dos carros elétricos, atualmente disputa com a Tesla a liderança mundial.
Em realidade, a BYD tem até certa vantagem sobre a Tesla, já que parte dos carros vendidos por Elon Musk usa baterias da fabricante chinesa.
Com sua rápida expansão, a BYD cresceu 5% no ano passado, enquanto a Ford caiu 6,7%.
O uso da bateria de fosfato de ferro e lítio inicialmente e depois com a Blade, a BYD avançou de um clonador de carros da Toyota para um fabricante imprescindível hoje para o futuro do automóvel.
Confira abaixo os 10 fabricantes mais vendidos no mundo em agosto de 2023:
Marcas
- Toyota – 98,% de market share
- Volkswagen – 6,5%
- Honda – 4,9%
- BYD – 4,8%
- Hyundai – 4,3%
- Ford – 4,2%
- Chevrolet – 4,0%
- Suzuki – 3,9%
- Kia – 3,5%
- Nissan – 3,3%
[Fonte: Car News China]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!