A Chevrolet S10 em sua segunda geração, se tornou um produto global. Mas quais são os defeitos e problemas desse modelo no Brasil?
Lançada em 2012, a Chevrolet S10 chegou com design muito mais moderno e com porte maior que a geração anterior, que já estava no mercado desde a metade dos anos 90.
Mas, da mesma forma que as novidades ampliaram os atributos da picape, defeitos e problemas também não deixam que o produto brilhe tanto assim.
Nos relatos abaixo, obtidos em fóruns, clubes, sites de reclamação e de opinião, mostram que a Chevrolet S10 não foge à regra dos veículos e produtos no geral, tendo diversos defeitos e problemas que geram inúmeras reclamações de seus donos.
De ruídos excessivos em câmbio e cardã, até o travamento de motor, a picape da GM acumula muitas queixas, assim como a rede Chevrolet.
Motor com travamento e falhas
Não deveria acontecer, mesmo com o carro fora da garantia – caso esteja em ordem com as revisões – mas a Chevrolet S10 apresenta alguns casos de travamento do motor.
Na maioria dos relatos, o ocorrido foi com o moderno Ecotec 2.5. Aliás, a maioria dos problemas relacionados com a picape são de versões com esse propulsor.
Num dos casos, o proprietário relata travamento do motor com apenas 160 km rodados. Outros casos verificados ocorreram entre 11 mil e 16,5 mil km. Em todos, o processo de substituição do propulsor demorou mais de 30 dias e alguns tiveram que insistir junto ao fabricante para que o mesmo fosse feito.
Num caso, o motor foi levado da revenda para a fábrica, a fim de ser feita uma análise e o dono ficou um bom tempo sem trabalhar com o veículo. Em outros relatos de defeitos e problemas de motor na S10, os donos dizem que uma falha de funcionamento acontece entre 1.800 e 2.200 rpm, com acendimento da luz de injeção.
Um dos donos descobriu que o problema ocorre apenas quando se usa etanol, mesmo após ter ido ao revendedor. Com gasolina não acontece. Nem todo caso de luz ocorre falha, como nesse último citado, em que é preciso ir até o revendedor para apagar a luz da injeção.
Há também quem reclame do alto consumo, mesmo por quem já está com a segunda, terceira e até quarta S10. A comparação é com a Toyota Hilux, sendo mais no caso da versão Flex, alguns relatando 3,5 km/l na cidade e 6 km/l na estrada a 110 km/h. A versão é a equipada com motor 2.5 Flex.
Câmbio e cardã
Os problemas de motor da Chevrolet S10 nem chegam perto daqueles relacionados com transmissão e eixo cardã. Há diversos relatos que vão de ruído excessivo à abertura da caixa de mudanças.
Neste último caso, por exemplo, o dono diz que o câmbio só foi reparado em 15 dias porque o revendedor era amigo dele, então agilizou o processo, que demandaria normalmente mais de um mês, segundo comenta.
Nos depoimentos, os donos reclamam de ruído elevado demais, dentro e fora do veículo, sendo que mais de um disse que chega a chamar a atenção das pessoas na rua. O barulho vem tanto da caixa de mudanças (manual) quanto do eixo cardã.
Outro dono fala em ronco a partir de 1.500 rpm e a revenda, ao ser consultada, disse que era uma característica do veículo… Nesse caso, o dono estava em sua quarta S10.
Também relatam que há dificuldade nas trocas de marchas, com alavanca dura, arranhadas e trepidação. Num dos casos, a alavanca chegou a ser trocada na garantia, mas não resolveu o problema.
Para muitos donos de S10, o problema de ruído nesses dois componentes já é tratado como algo recorrente ao modelo.
Desgaste prematuro da embreagem é relatado por outros, especialmente aqueles que reclamavam de trancos durante as trocas de marchas, sendo necessário geralmente a troca do kit e quem fez, foi na garantia.
Suspensão bate e freios empenados
Muitos relatam que a suspensão dianteira da Chevrolet S10 bate muito no fim do curso, além de gerar ruído e exigir a troca das buchas em baixa quilometragem. Por ter um curso pequeno, na opinião dos donos, o conjunto acaba chegando ao fim de curso e exigindo manutenção antes do previsto.
Fora o barulho, desconforto e problemas com a suspensão dianteira, proprietários da Chevrolet S10 também comentam sobre o sistema de freios. Alguns falam em perda de eficiência durante as frenagens, mas a maioria relata mesmo é o empenamento dos discos, alguns dizendo que sem causa aparente.
O problema nesses casos, alguns em baixa quilometragem, é que a GM não cobre itens de desgaste natural na garantia do produto. Assim, os donos são obrigados a custear a retífica ou substituição dos discos.
Em um dos casos, o proprietário pressionou o fabricante que propôs um acordo para reduzir o custo da substituição.
Barulhos e ruídos
Muitos outros relatos falam ao mesmo tempo de parte dos defeitos e problemas citados acima, barulhos e ruídos internos que incomodam demais. Num dos pontos abordados pelos donos, fala-se em ruído no filtro de ar.
Também comentam sobre painéis e revestimentos que geram muita acústica no interior.
Um dono “denuncia” que a GM teria tirado alguns plásticos que ampliavam o isolamento acústico no habitáculo. O painel também é mencionado como fonte de barulho, enquanto os retrovisores vibram demais, com um caso de queda do dispositivo.
A vedação das portas também é mencionada, assim como a geração de ruído excessivo nas portas.
O limpador do para-brisa com defeito também é relatado por alguns, assim como a multimídia MyLink, que liga e desliga sozinha, assim como em dificuldade para utilização de suas funcionalidades.
Apesar de muitos defeitos e problemas relatados, a Chevrolet S10 é um produto bastante elogiado. O modelo passou por algumas chamadas para reparação e/ou substituição de componentes que poderiam ocasionar até acidentes com risco de morte para os ocupantes e terceiros.
Em anos recentes, a S10 continuou apresentando alguns defeitos, relatados por seus donos na internet. Eles incluem superaquecimento do motor, problemas com a pintura, falta de peças (ou demora na entrega delas), entre outros.
[Fontes: Clube das Picapes/Reclame Aqui/Fórum 4×4 Brasil/Carro Club]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!