Quando se fala em cortadores de grama e se associa o mesmo com velocidade, o nome que surge na mente é apenas um, o Mean Mower V2, o famoso aparador de gramado que a Honda construiu em 2019.
Mas, aqui não estamos falando da versão anabolizada do HF 2622, equipada com motor de 203 cavalos da CBR 1000RR Fireblade SP e sim de veículos mais simples e bem menos possantes.
Na Tailândia, uma competição chamada “Iron Buffalo” reúne cortadores de grama dos mais variados tipos, montados sobre chassis alongados para ajudar a ganhar velocidade.
Realizada em uma plantação de arroz, a “Iron Buffalo” basicamente foca nos cortadores tradicionais, com motor a diesel e tração no eixo dianteiro, onde volumosos pneus todo-terreno puxam o chassi ou plataforma que leva o piloto, que em alguns lembra uma biga romana em miniatura.
Equipados com motor monocilíndrico, os cortadores entregam potências na casa dos dois dígitos e possuem um grande poder de arrancada, exalando alguma fumaça preta nos longos escapes verticais.
Esses cortadores possuem uma roda de massa, assim como relação direta por correia e refrigeração a ar do motor, devidamente forçada, além de contar com um tanque pequeno e destacado.
Apoiados nas manoplas do longo suporte de manipulação do cortador, os piloto precisam de atenção máxima, já que o terreno não é perfeito e o veículo pula bastante.
Como a dirigibilidade não é o forte desses cortadores, o equilíbrio vem dos pilotos, protegidos apenas por um capacete de ciclista e duas caneleiras.
Um deles é usado ao contrário e com chassi longo com rodas dianteiras bem pequenas, lembra um dragster, só que em tamanho muito pequeno.
Usados em debulhadoras de arroz, bombas d’água e outras atividades em regiões agrícolas de pequenos produtores.
As arrancadas destes cortadores são insanas, mas não mais que a coragem de seus condutores…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!