A recarga de carros elétricos é sempre um tema importante quando estes veículos se proliferam no mundo, onde a infraestrutura de recarga deixa a desejar mesmo nos principais mercados automotivos do mundo.
Além das estações de carga pública, wallbox e carregadores portáteis, a indução elétrica se torna uma opção promissora, porém, diferente das demais, continua em seus primeiros dias.
Normalmente usada via wireless em vagas específicas de estacionamento, a tecnologia está sendo pensada para as ruas, de modo a permitir que os carros elétricos possam ser recarregados durante a condução.
Em Detroit, Michigan, bobinas indutivas de cobre estão permitindo que veículos com receptores específicos carreguem baterias enquanto trafegam por uma via preparada para isso.
Ainda que a 14th Street da Motor City pareça como todas as outras, ela difere no que possui sob o asfalto, onde bobinas de cobre estão sendo testadas para os carros poderem futuramente ser recarregados andando ou estacionados na via.
A rua fica a oeste do centro de Detroit, onde houve manifestações recentes envolvendo o trabalho nas montadoras (Detroit 3) e onde se testam carros autônomos, mas também agora faz parte de um programa do Departamento de Transportes de Michigan.
A ideia é desenvolver a tecnologia de recarga indutiva para ser usada em toda a cidade nos próximos anos, com Detroit sabendo que daqui a 13 anos, não se venderão mais carros a combustão no país.
Desenvolvida pela israelense Electreon, a tecnologia já está sendo testada em Israel, Suécia, Itália e Alemanha.
Quando o carro elétrico com receptor passa sobre as bobinas, estas são ativadas e se cria um campo magnético, transferindo assim energia elétrica da rede subterrânea para o veículo.
A rua é segura para outros veículos, pedestres e animais, já que o conjunto de bobinas só se ativam sob o veículo e na velocidade em que ele estiver rodando, nesse caso, reduzida.
Não é dito qual é o limite de velocidade, mas fazendo-o em movimento já é um avanço.
No futuro, a ideia é que tecnologias como essa permitam que carros elétricos possam enviar energia obtida em regeneração para a rede subterrânea, gerando bônus de recarga grátis aos donos desses veículos.
[Fonte: CBC]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!