Muito se fala sobre direção defensiva no trânsito, sobre como ela ajuda a nos mantermos mais seguros e também a proteger os outros motoristas.
Ao passo que a direção agressiva e inconsequente pode levar a comportamentos perigosos como ultrapassagens arriscadas e excesso de velocidade, a direção defensiva é mais cautelosa e preocupada em evitar potenciais ameaças.
Mas o que é direção defensiva e quais são os seus elementos?
Vamos ver isso agora mesmo:
O que é direção defensiva?
A direção defensiva é uma maneira de dirigir que visa prevenir acidentes e também garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito, não somente os motoristas, mas também motociclistas e pedestres.
Como ter uma direção defensiva?
Ter uma direção defensiva envolve agir para tomar medidas preventivas, saber lidar com situações inesperadas e também estar consciente dos outros veículos e pedestres ao seu redor.
Ao dirigir de forma defensiva, o motorista deve estar sempre atento ao que está acontecendo ao redor e tomar medidas para evitar possíveis acidentes e colisões. Isso inclui manter uma distância segura entre o próprio carro e os outros veículos, ficar alerta para sinais e placas de trânsito e ser previsível ao dirigir.
Antecipe os perigos
Uma das principais características da direção defensiva é a antecipação de perigos. Isso inclui prestar atenção no trânsito e nas condições da estrada, bem como identificar possíveis situações perigosas e tomar medidas para evitá-las. Por exemplo, ao dirigir em uma rodovia com muito trânsito, um motorista defensivo pode manter uma distância segura dos veículos à frente e estar sempre atento a mudanças na velocidade e na direção dos outros carros.
Tenha uma atitude respeitosa
Outra parte importante da direção defensiva é a atitude do motorista. Isso inclui ser respeitoso com os outros usuários da estrada, manter a calma em situações estressantes e evitar distrações como usar o celular enquanto se dirige. Um motorista defensivo também deve estar sempre alerta e pronto para reagir rapidamente a qualquer ameaça à sua segurança ou à dos outros.
Use seu carro corretamente
Além disso, a direção defensiva envolve o uso adequado do veículo. Isso inclui manter o carro em boas condições de funcionamento, com os pneus calibrados e o óleo trocado regularmente, e usar cintos de segurança e outros dispositivos de segurança como airbags e faróis altos. Também é importante saber como manobrar o carro em situações difíceis, como em caso de aquaplanagem ou freada brusca.
Elementos da direção defensiva (veja os 5)
1) Conhecimento
Para começar a implementar a direção defensiva na sua vida, o primeiro elemento é o conhecimento. Conhecimento do que? De todas as questões técnicas envolvendo dirigir um veículo.
Tudo isso você aprendeu na auto-escola, como por exemplo, legislação de trânsito, conhecimento sobre como o carro funciona, etc.
Se já faz um bom tempo que você tirou sua carteira de motorista, vale a pena tirar um tempo para repassar todas estas questões e estudá-las um pouco mais.
2) Atenção
A atenção é o segundo elemento da direção defensiva, pois como você está controlando um objeto grande, muito pesado, e que ainda por cima é capaz de andar em altas velocidades, dá para imaginar o estrago que é possível fazer se você não prestar atenção ao jeito como está dirigindo!
Preste atenção aos comandos que está dando ao carro, mas ao mesmo tempo preste atenção a tudo que está ao seu redor, pessoas, outros veículos, animais, etc.
Não precisamos nem falar que você não deve dividir a sua atenção com alguma outra coisa, como o celular por exemplo.
3) Habilidade
Ter habilidade é mais um dos elementos da direção defensiva.
Essa habilidade, que é naturalmente vista em pessoas que dirigem por décadas, somente será alcançada com a prática. Por isso, pratique bastante o dirigir. Se ainda estiver receoso e sem prática, treine um pouco em áreas desabitadas, como ruas vazias de um novo loteamento, por exemplo. Isso lhe ajudará bastante.
Conforme você tiver mais e mais habilidade no volante, mais fácil será de lidar com situações em que apareça algum perigo diante de você, ao dirigir.
4) Previsão
Como assim, previsão? A previsão é mais um dos elementos citados aqui pois você precisa se antecipar a situações perigosas.
Perceber que algo perigoso está para acontecer é muito importante. Por exemplo, você vê, lá na frente crianças brincando de bola bem perto da rua onde seu carro passará dentro de alguns segundos. Não é melhor já reduzir a velocidade e tentar passar mais longe delas? Isso é usar da previsão, pois bem naquela hora pode ser que uma criança corra para o meio da rua.
O mesmo se dá quando você anda por ruas movimentadas do centro da sua cidade, por exemplo. A qualquer momento pode ser que uma pessoa pense em atravessar a rua sem olhar.
5) Decisão
Decisão na direção defensiva é saber tomar uma decisão rápida diante de uma situação urgente. A pessoa que está dirigindo não pode titubear e levar alguns segundos para decidir se freia ou não, se vira o volante ou não, etc.
Assim como é importante os passos anteriores, como ter conhecimento, atenção, habilidade e previsão, é muito importante saber como reagir rápido e tomar uma decisão.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!