Já se foi o tempo do “bateu, morreu”, em que carros de marcas chinesas desastrosamente se desintegravam em testes de segurança, dilacerando os dummies a bordo e gerando repulsa dos europeus.
Mas, os tempos mudaram e os chineses também, com seus carros elétricos “high tech” invadindo a Europa com preços competitivos e veículos que agora os europeus querem.
Dois deles, do maior rival da Tesla, foram parra no Euro NCAP e se saíram muito bem, com cinco estrelas cada um, num dos testes de segurança mais rigorosos que existem.
O BYD Dolphin 2024 e o BYD Seal ganharam a classificação máxima do instituto independente que atua na Europa com apoio da ADAC, um dos maiores clubes de motoristas do mundo.
O crossover compacto, vestido de hatch, teve 89% de proteção de adulto, 87% para crianças, 85% para pedestres e 79% de sistemas de segurança ativa.
No teste de impacto lateral, destaque para os dois airbags centrais, com um deles apoiando praticamente a cabeça do condutor, para imobilizá-la durante o deslocamento do corpo.
Já o BYD Seal não poderia se sair pior que seu irmão menor, mas os números de proteção contam outra história, com o sedã elétrico avançado tendo percentuais menores.
Em proteção de adulto, o Seal obteve os mesmos 89% do Dolphin para adulto e igualmente com 87% para crianças, mas para pedestres, sua forma lhe deu 82%, enquanto o pacote de assistência de segurança ativa resultou em apenas 76%.
Ainda assim, os números lhe favoreceram e o BYD Seal saiu do Euro NCAP com diploma de segurança de 5 estrelas, tendo o sedã apenas um airbag central, mas possui dois airbags laterais traseiros, somando assim nove bolsas infláveis.
Com estrutura estável nos dois casos, os BYD Dolphin e Seal mostram o quanto a marca evoluiu em segurança, contrastando enormemente com o que havia há uma década, onde basicamente os carros eram clones da Toyota.
BYD Dolphin – 8 airbags
BYD Seal – 9 airbags
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!