O Ford Edge é um velho conhecido do mercado brasileiro e há algum tempo já não está mais disponível, porém, no mercado americano, o crossover do oval azul continua seu curso, mas não por muito tempo.
Fabricado em Oakville, no Canadá, o Edge teve sua data final revelado pelo sindicato Unifor Local 707, com o presidente da entidade para a fábrica da Ford, Marc Brennan, confirmando que a data para o último exemplar será 26 de abril.
Se realmente acontecer na data mencionada, o Ford Edge encerrará uma longa carreira nos EUA, quando chegou em 2006 como uma proposta de conforto e desempenho, que logo chegaria ao Brasil via importação oficial.
O Edge surgiu com motores V6 3.5 ou 3.7 litros, além de uma versão 2.0 EcoBoost, não vendida por aqui. Em seu primeiro ano, o modelo vendeu 130.125 unidades nos EUA e foi considerado um desempenho mediano.
Ao longo do tempo, o Edge nunca melhorou em volume e assim seguiu pela primeira geração e depois a segunda, que apareceu em 2017 e também foi vendida por aqui.
Nessa segunda geração, o Ford Edge assumiu uma participação mais global da marca e ganhou motor EcoBoost 2.7, além de uma proposta esportiva que chegou aqui na forma da versão ST.
Enquanto isso, na Europa, o Ford Edge ganhava duas opções de motor turbo diesel EcoBlue 2.0, chegando mesmo a entregar 243 cavalos, no que foi a maior potência entregue pelo motor 2.0 usado na Ranger internacional até o momento.
Sem o Edge, a Ford irá produzir cinco modelos de carros elétricos em Oakville, mas ainda não se sabe quais serão esses carros, porém, o complexo será completamente reconstruído para a tarefa.
Ainda que os carros elétricos estejam em baixa entre os fabricantes tradicionais nos EUA, o investimento atrelado aos carros elétricos não tem mais volta e a questão será encará-los nos próximos, especialmente se a Tesla ampliar sua vantagem.
Apesar de morto na América do Norte, o Edge L seguirá como continuação do produto em uma terceira geração atualmente em produção na China, lugar que deu nova vida para Focus, Fusion e Taurus, por exemplo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!