As picapes grandes continuam a dominar o mercado americano, com a Ford tendo a Série F como linha mais vendida no país há 47 anos. Esta família é um reflexo do que os americanos realmente gostam e move milhares de empregos com bilhões de dólares movimentados.
Grandes, imponentes e potentes, as picapes grandes venderam quase 2,2 milhões de unidades no ano passado em um mercado de 15,5 milhões de veículos vendidos nos EUA em 2023, praticamente o mercado brasileiro inteiro no mesmo período.
Com clientes tradicionalistas, que usam as picapes para trabalho de fato, o segmento de picapes grandes teve a Ford Série F com nada menos que 750.789 unidades, mantendo sua liderança, enquanto a Chevrolet Silverado emplacou 555.148 unidades.
A Silverado é a principal rival das F-150/250 e derivadas, mas ela é apenas uma das picapes vendidas pela General Motors, com a GMC Sierra sendo a quarta mais vendida com 295.738 unidades, tornando a GM a maior vendedora de picapes, superando a Ford.
A Ram, que teve queda nas vendas em 2023, emplacou 444.927 picapes grandes, lembrando que assim como na Ford, a marca nascida da Dodge usa uma linha única, enquanto a GM tem Chevrolet e GMC com nomes próprios.
A Toyota, que tem a Tundra como representante no segmento de picapes grandes, com 125.185 unidades. Todavia, a Nissan está se retirando desse mercado de “trucks” e a Titan vendeu somente 19.189 exemplares no ano passado.
É uma pena, por ser tratar de uma picape que sai da curva em relação às demais, sendo uma proposta mais simples e com motorização que chegou a ter um V8 diesel da Cummins, mas não agradou os tradicionalistas.
Além das picapes grandes já conhecidas, o mercado americano ainda dispõe da GMC Hummer em versão picape, um verdadeiro tanque de guerra elétrico que tem ainda uma variante SUV.
Grande e cara, a GMC Hummer encantou apenas 3.244 consumidores no ano passado, ajudando na conta da GM e ampliando sua vantagem, mas ela de forma alguma altera o desempenho do segmento.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!