No verão do Brasil, várias regiões do país sofrem com tempestades sazonais com grande intensidade de raios, com 78 milhões registrados anualmente e que, em uma década, vitimaram 835 pessoas.
Então, no sétimo país do mundo em incidência de raios, uma recomendação importante é permanecer no automóvel em dia de tempestade com alta frequência de raios. Um acidente recente, com um homem de 62 anos eletrocutado ao sair do carro em São Paulo, reacendeu o tema.
Neste caso em específico, o homem não foi eletrocutado e morto por conta de um raio, mas por um fio da rede elétrica energizado, mas a recomendação é válida também.
Em muitos casos de tempestades, é comum vermos a rede elétrica aérea “fechando curto” e nessa situação, ficar no carro se estiver próximo, é a melhor coisa.
Usando o princípio da Gaiola de Faraday, o carro se torna um isolante diante de descargas elétricas externas. A recomendação é que, em dia de chuva com raios, deve-se permanecer dentro do carro com os vidros fechados e sem contato com as partes metálicas do veículo.
Como sabemos, infelizmente alguns modelos ainda são fabricados com partes metálicas descobertas na cabine, então, nada de tocar nelas durante essa situação.
O Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC), explica: “quando uma casca esférica condutora é carregada [o carro], toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas”.
Em 1836, o físico britânico Michael Faraday, construiu uma gaiola carregada externamente com alta carga elétrica, mas dentro, o próprio Faraday não sofreu danos. No caso do acidente, a mulher de 60 anos, no interior do carro, não sofreu nenhum ferimento.
O mesmo é válido ao sair do carro em uma área energizada. Antonio Martins Figueiredo Neto, professor do Instituto de Física da USP de SP, explica: “É o caso de a pessoa pisar no chão, porque a terra está a um potencial diferente do carro e, assim, fecha o circuito, gerando a descarga elétrica.”
[Fonte: G1]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!