A VinFast está vindo aí, mas antes de chegar, a marca vietnamita de carros elétricos chama atenção pelo que se passa em sua terra natal, onde uma pessoa foi presa por fazer críticas à marca e a um produto em específico.
Sonnie Tran, de 37 anos, é um influenciador digital que posta comentários sobre a VinFast, estava criticando o fabricante local por sua situação financeira, alegando que a montadora esconde suas dívidas por meio de empresas de fachada.
Tran também acusou a VinFast de terceirizar o projeto dos carros com estúdios da Índia e China, no lugar da Pininfarina, como é divulgado. O influencer também afirmou que a marca divulga número de vendas falsos e números inflados por outras empresas do grupo também seriam usados.
No Vietnã, Tran não está sozinho em suas alegações contra a VinFast, com vários usuários nas redes LinkedIn e Reddit apontando irregularidades com a montadora nacional.
Todavia, no caso de Tran, a VinFast não gostou nada de suas publicações e a polícia vietnamita bateu à porta do influenciador, que foi levado para a delegacia.
Durante quatro dias, Sonnie Tran foi interrogado em um total de 35 horas, em dezembro. Segundo ele, a polícia queria saber a real motivação das críticas à VinFast e visou descobrir se havia um patrocinador secreto por detrás de suas ações.
Usando o artigo 331º do código penal vietnamita, os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos e também copiou os dados do influenciador.
Por este artigo, a qualquer cidadão vietnamita é proibido prejudicar os interesses de terceiros, desde indivíduo ao Estado, e tudo o que estiver entre eles, mesmo que sejam grandes corporações com problemas financeiros bem conhecidos.
Vídeos de pessoas com problemas nos carros foram postados nas redes sociais e a imprensa americana criticou a qualidade dos carros da VinFast, no caso o VF8. Desde suas inflacionadas ações em US$ 85 bilhões, a marca já perdeu 80% do valor.
[Fonte: The Drive]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!