A Marcopolo anunciou um investimento de R$ 50 milhões para produção do ônibus elétrico Attivi Integral na fábrica da empresa em São Mateus, no interior do Espírito Santo.
O anúncio foi feito pela Marcopolo no Palácio Anchieta com o governador do Estado, Renato Casagrande, presente, assim como o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.
Também estavam presentes o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno e o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.
O Marcopolo Attivi Integral é o primeiro ônibus da companhia com carroceria e chassi próprios, além de 100% elétrico.
Como se sabe, a Marcopolo é um dos maiores encarroçadores de ônibus do mundo e sempre utilizou chassis e motores de fabricantes automotivos, como VW, MAN, Mercedes-Benz, Iveco, Scania, Volvo, Magirus-Deutz, Tata, entre outros.
O Attivi Integral, que será fabricado no Espírito Santo, é totalmente elétrico e terá capacidade para 80 passageiros, além de autonomia de até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas.
Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus, onde emprega 2 mil pessoas, um quadro que será ampliado em 20% com a nova linha de ônibus elétricos.
Com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.
André Armaganijan, da Marcopolo, comenta: “O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros”.
Armaganijan, explica: “A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”.
Com o Attivi Integral, a Marcopolo planeja fazer demonstrações em diferentes cidades do Brasil, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!