No Salão de Munique 2023, a Mercedes-Benz confirmou que terá uma nova versão do Classe G atual com tamanho menor para brigar com o Land Rover Defender 90.
Ao canal CNBC, Ola Kallenius confirmou a coisa ao dizer: “Temos algo reservado para os fãs de G em todo o mundo… haverá um pequeno G, uma espécie de filha ou filho do grande G.”
Nesse caso, Kallenius fala de um G menor com duas portas, que levará prioritariamente duas pessoas com opção de outros dois passageiros, sendo assim um jipe 4×4 mais raiz, o que não é nada novo.
Além do Defender 90, outro alvo desse novo Mercedes-Benz Classe G duas portas são os Jeep Wrangler e Ford Bronco, convertendo-se num player forte, especialmente quando na mão de customizadores como Brabus, Project Kahn e outros, que o deixarão pronto para clientes mais exigentes.
Ainda não se sabe a designação do novo jipe da marca alemã, mas ele poderia ser identificado como GLG ou fazer parte de uma nova geração do Geländewagen, modelo que vem desde 1979, sendo o utilitário rústico da Mercedes-Benz, nunca feito aqui quando poderia ter sido.
Todavia, chassi de longarinas como a G atual pode não ser a opção da montadora para o novo carro, o que é bem estranho, com relatório sugerindo que ele seria feito sobre a nova plataforma MMA, que sustentará a próxima geração do CLA.
Esta mudança poderia ainda acarretar um futuro G menos raiz, usando carroceria monobloco no lugar do chassi de longarinas, ficando assim até maior, mas não se sabe o impacto disso nos clientes.
Alguns deles, por exemplo, são militares, onde a robustez do modelo de chassi é conhecida desde o lançamento no fim dos anos 70.
Simples e resistente, o Classe G incorporou tecnologias dos carros de luxo da Mercedes, tendo mesmo as versões AMG e chegando até a ostentar um V12, embora também tenha sido vendido numa versão mais comercial.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!