O Novo Toyota Yaris Cross é o próximo lançamento da marca japonesa no Brasil e terá enorme peso nas vendas, já que promete ser um rival direto do Honda HR-V, ficando abaixo do Corolla Cross.
Todavia, prevista para o final de 2024, a produção do Novo Toyota Yaris Cross foi adiada pela montadora japonesa, ficando assim para provavelmente o primeiro trimestre de 2025, segundo o fabricante nipônico.
Com isso, o SUV compacto da Toyota demorará mais a aparecer nas ruas, porém, isso só aumentará o tempo de espera por ele, pois a marca aposta que ele terá um volume expressivo no país.
Tendo o anúncio de R$ 11 bilhões confirmando o fechamento da fábrica de Indaiatuba, a Toyota precisará fazer ajustes nas linhas atuais de Sorocaba, assim como realizar a ampliação da unidade.
Isso porque, além do Corolla e do Novo Yaris Cross, a Toyota fará ainda um segundo SUV e uma picape inédita, que será rival da Fiat Toro e terá propulsão híbrida. No caso do utilitário esportivo pequeno, a motorização será igualmente eletrificada.
Já vendido no Sudeste Asiático, o Novo Toyota Yaris Cross Hybrid tem o mesmo motor 1.5 16V usado no Yaris nacional, porém, com ciclo Atkinson e somente 91 cavalos, trabalhando com um propulsor elétrico de 80 cavalos.
Com potência combinada de 111 cavalos, o Novo Toyota Yaris Cross Hybrid brasileiro pode ter um ou dois cavalos a mais no etanol, com o propulsor sendo fabricado em Porto Feliz, não muito longe de Sorocaba.
Tendo 4,310 m de comprimento, 1,770 m de largura, 1,615 m de altura e 2,620 m de entre eixos, o Novo Toyota Yaris Cross tem um bom porte e espaço interno para família, isso sem contar seu porta-malas de 471 litros.
Na Ásia, onde é fabricado em Taiwan, Indonésia e Tailândia, o Novo Toyota Yaris Cross tem ainda motor 1.5 aspirado com 106 cavalos e 14,3 kgfm, além de CVT. Aqui, para baratear a versão de acesso, provavelmente usará configuração semelhante.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!