O novo Porsche Panamera 2024 está sendo revelado oficialmente pela fabricante alemã, com um design atualizado com facelift, e também novidades no interior e nos conjuntos de motorização.
Se trata da quarta vez que o modelo muda suas linhas, pois ele foi lançado em 2009, recebendo um facelift em 2013, com segunda geração em 2016, atualizada em 2020.
Ao passo que mantém o visual bem conhecido do sedã com toque esportivo, algumas alterações foram feitas, e nem todas tem sido extremamente bem-vindas pelo público.
Nesta atualização da linha 2024, temos um facelift bem extenso, com todos os painéis da carroceria sendo renovados, segundo a fabricante.
Seu estilo frontal consegue conter faróis ainda maiores do que os já gigantes que apareciam no modelo anterior. A entrada de ar central do para-choque dianteiro agora parece uma grade, e os faróis LED Matrix agora são de série em todas as (caras) versões.
Novas cores e novas rodas complementam o pacote. O modelo pode ser equipado com rodas opcionais de 21 polegadas, com visual bem esportivo.
Na traseira, a lanterna enorme que cobre toda a extensão do veículo ficou mais fina. Junto com o para-choque traseiro, vemos que o Panamera 2024 ficou mais parecido com um Porsche 911.
As dimensões do novo modelo são: 5,05 metros de comprimento, 1,93 metro de largura e 1,42 metro de altura. São números quase que idênticos ao modelo anterior, com diferença de menos de um centímetro.
No interior, o destaque do Panamera 2024 é o conjunto de telas no painel, inspirado no esportivo elétrico Taycan.
O quadro de instrumentos de 12,6 polegadas pode ser acompanhado de uma tela opcional de 10,9 polegadas, que fica na frente do passageiro dianteiro. Essas duas telas ficam uma a cada lado da tela central, da multimídia.
O console central não tem mais alavanca de troca de marchas, para liberar o espaço ali para levar tranqueiras em viagens, as trocas foram transferidas para uma alavanca na coluna de direção.
O sistema opcional Porsche InnoDrive foi melhorado, entregando um maior nível de autonomia, e o sistema Remote ParkAssist pode ser operado através do smartphone do proprietário.
A gama de motores do Novo Panamera inclui quatro sistemas híbridos E-Hybrid, todos eles com aumento de potência em relação a versões anteriores.
O modelo Turbo E-Hybrid tem um motor 4.0 V8 twin-turbo acompanhado de um motor elétrico, com câmbio PDK de oito marchas. A potência total combinada é de 680 cavalos, acelerando o esportivo de 0-100 km/h em apenas 3 segundos, com máxima de 314 km/h.
É claro que uma versão mais forte terá de ser revelada futuramente, pois temos a Cayenne Turbo S E-Hybrid com 739 cavalos.
No caso das versões mais baratas, que não são eletrificadas, temos os Panamera e Panamera 4 de entrada, com motro 2.9 V6 turbo, com 353 cavalos e cerca de 49 kgfm de torque, com aceleração de 0-100 em 5 e 4,7 segundos, respectivamente.
O modelo já está disponível para encomenda nos EUA, com preços começando em 99.900 dólares para o modelo mais barato e 106.900 para o Panamera 4.
Só que as primeiras unidades serão entregues somente na primavera norte-americana, por volta de abril/maio do ano que vem.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!