Se já é impressionante saber que um Bugatti Veyron ou Chiron tenha 16 cilindros, igual ao clássico Cizeta Moroder ou o EB110. Realmente, são carros com motores monstruosos que beiram o exagero, mas eles nem chegam perto desta moto…
Quando se fala em moto com motor grande, a Honda Goldwing é sempre uma referência com seu boxer de seis cilindros, assim como seis em linha técnico da BMW K1600 GTL, a touring alemã que te leva pelo mundo.
Mas, nem Goldwing ou K1600 chegam perto dos 4,2 litros distribuídos em 48 cilindros (!) no incrível motor de dois tempos da Tinker Toy, uma insana moto criada por Simon Whitelock no Reino Unido.
Reunindo uma Kawasaki KH-250 de três cilindros e dois tempos, Whitelock decidiu reproduzir, talvez, o efeito de multiplicar o motor da motocicleta japonesa várias vezes…
Não, em realidade, ele não usou nenhum recurso visual, pelo contrário, obteve vários motores tricilíndricos da velha Kawasaki e fez uma sequência matemática que levou a seis bancos de oito cilindros cada um. Ou seja, três V16 sobrepostos.
Com tantas bancadas de cilindros, mais um número seis carburadores (supostamente duplos) interligados, assim como um complexo sistema de escape 24 x 1, a Tinker Toy apresenta um motor que parece uma prateleira de cilindros.
Tendo 48 velas e refrigeração a ar, esse monstro gerado de 16 motores da Kawasaki Triple, não teve a potência revelada, mas estima-se em mais de 500 cavalos. Para fazer a cavalaria chegar à rodas, uma caixa de transmissão de BMW K100, ou seja, por eixo cardã.
Pesando nada menos que 590 kg, a Tinker Toy já entrou para o Guinness Book e precisa de um alternador de carro, além de um motor de dois tempos de 125 cilindradas apenas para dar partida nesta coisa.
Quer comprar? Então, faça um lance no site da Bonhams, onde o preço de venda deve ficar entre £ 40.000 e £ 60.000, sendo que o leilão ocorrerá no International Classic Motorcycle Show, em 21 de abril, em Staffordshire.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!