Com o resultado da primeira quinzena de agosto, o Volkswagen Polo ultrapassou o Chevrolet Onix não só na primeira metade do mês, mas também no acumulado de 2023.
Nas vendas até o dia 16 de agosto, o Polo vendeu 57.754 unidades contra 57.524 exemplares do Onix, assumindo assim a ponta na briga pelo título de automóvel mais vendido do Brasil em 2023.
Deve-se lembrar que em carro leve, a Strada ainda é líder com 67.059 unidades, sendo quase 10 mil a mais que o Polo, mas nos automóveis é o reflexo que ainda influencia muito no mercado.
Desde a chegada no mercado do Polo Track, após a saída do Gol, o compacto da VW acelerou em vendas, indo rapidamente para a terceira posição, porém, seu desempenho foi turbinado pelo desconto do governo.
Enquanto a VW focou em baixar preço do Track, que ainda não era a oferta mais atraente do segmento de entrada, a GM ignorou momentaneamente a ação do governo, demorando para se posicionar.
Antes do proposto lay-off de cinco meses, a VW encheu os pátios de Taubaté e da Anchieta com muitos exemplares do Polo, enquanto bem antes a GM chegou a paralisar a produção do Onix por alguns dias.
Depois que a demanda explodiu com o incentivo do governo federal, a VW rapidamente retrocedeu e evitou o corte do turno do Polo Track, mantendo o ritmo de produção para atender a nova demanda.
Agora, com as duas montadoras produzindo em ritmo normal, o mercado é quem dita as regras e, no momento, o Polo está levando vantagem.
Para manter o interesse do comprador no Track, a VW adicionou a opção de uma multimídia por R$ 650, o que é um acréscimo importante em conectividade para um carro básico.
Já o Onix segue sem mudança, enquanto mantém sua aposta na popularidade de sempre, mas será que isso durará até dezembro?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!