A Lecar chamou atenção recentemente por querer disputar o terreno da antiga fábrica da Ford em Camaçari, Bahia, repassada para a BYD, que inclusive pagou uma indenização por melhorias feitas pela montadora anterior via governo do estado.
Com a definição de que será a BYD a utilizar tanto a antiga instalação quanto o terreno do complexo de Camaçari, a Lecar perdeu a chance de se instalar no local, porém, não no estado do Nordeste.
O governador Jerônimo Rodrigues disse que está disposto a conversar com empresário Flávio Figueiredo Assis, conhecido como “Elon Musk brasileiro” visando uma fábrica da Lecar no estado.
Rodrigues disse: “Eu até tentei enviar uma mensagem para o empresário, dizendo que se ele tiver interesse em investir na Bahia nós podemos conversar”.
Todavia, sobre a área agora sob controle da BYD, Rodrigues falou o empreendimento não está mais disponível para a Lecar e justificou: “Já estávamos negociando com a BYD há muito tempo, de forma transparente e pública”.
Tendo feito o pagamento de R$ 287,8 milhões pela área de 4,6 milhões de m², a BYD construirá uma fábrica nova, pois a antiga da Ford será usada por fornecedores de peças e componentes.
Flávio Assis chegou a ir ao local e se interessou pelo maquinário da Ford, ainda existente na instalação, porém, se ele ainda quiser comprar, terá até outubro para negociar, já que a BYD informou que até esta data, todo material será retirado.
Figueiredo quer fabricar um novo carro elétrico compacto de R$ 100 mil e mira o Nordeste para fazê-lo. Em Camaçari, o que não falta são terras para se erguer uma fábrica de carros elétricos.
Na região industrial de Camaçari, estão vários fornecedores de autopeças e para a Lecar, o ideal é estar nessa região para ser atendida por estas empresas. Atualmente, a marca desenvolve seu primeiro carro elétrico, o Model 459 em Caxias do Sul.
[Fonte: Auto Data]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!