Muitos carros preparados alcançam números notadamente altos de potência e torque, mas muitas vezes, as caixas de transmissão não suportam forças colossalmente muito superiores a sua capacidade.
Isso aconteceu com um Chevrolet Camaro ZL1 durante um teste no dinamômetro com Andrew Zurick ao volante, sendo ele o dono do canal Complete Street Performance no YouTube.
Com pouco mais de 840 cavalos, lembrando que o ZL1 tem 659 cavalos originais, o Camaro de Zurick foi levado para o dinamômetro para a medição clássica da potência obtida na preparação.
No vídeo do canal dele, Zurick está ao volante do Camaro preso na estação de medição e acelera o V8 6.2 Supercharger devidamente preparado para alcançar mais cavalos.
Ele chega a 829 hp ou 840 cavalos, porém, quando Zurick reinicia a aceleração com o pé até o fundo, a transmissão de 10 marchas do Camaro ZL1 simplesmente explodiu.
O câmbio, desenvolvido em parceria entre General Motors e Ford, é usada em vários modelos dos dois fabricantes e aqui no Brasil, por exemplo, ela está tanto no Mustang Mach 1 quanto nas F-150 e Nova Ranger V6.
Na GM, ela é usada aqui apenas no Camaro SS com o V8 6.2, mas em breve também na Silverado 1500 e espera-se que também nas próximas S10 e Trailblazer.
Mas, de volta ao ZL1 de Zurick, pouco antes da explosão, iniciou-se fumaça sob o carro e imediatamente a explosão com projeção de fogo sob o carro e instantaneamente os airbags de cortina foram acionados.
No momento, o câmera abandona o aparelho e corre em direção ao carro e usando extintores de incêndio, o fogo foi debelado rapidamente, mas o prejuízo já estava presente com pedaços da transmissão no chão com bastante óleo.
Isso certamente doerá mais em Zurick que o ferimento que ele teve no ombro devido ao acionamento das bolsas de cortina e também os laterais. Para ele, felizmente foi apenas isso.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!