Na TV, eles não parecem tão grandes quanto realmente são. Os atuais carros da Fórmula 1 não são grandes, são enormes! Longos, os bólidos do circo da F1 chegam a ser muito maiores que um Jeep Commander.
Com 4,76 m, o maior SUV nacional da Jeep nem chega perto de um carro da Fórmula 1, mas se você não vê o Commander como um carro grande, então considere que a americana Suburban equivale a um F1.
O ponto é que as regras da Fórmula 1 para 2023 não especificam o tamanho dos carros, ou seja, no comprimento eles são livres para medir o quanto quiserem.
Limitados mesmos estão na largura de 2,00 m e na altura de 0,95 m. Mas, um detalhe importante para considerar o tamanho de um carro de F1 em 2023 é o entre eixos limitado a 3,60 m.
Numa comparação, o carro da Alpine F1 para 2023 tem nada menos que 5,62 m de comprimento, o que é bem mais que as picapes médias vendidas aqui.
O bólido da equipe francesa do grupo Renault é simplesmente enorme, mas ele não foi o maior F1 até agora, pois, o Mercedes-AMG F1 W11 EQ Performance de 2020 tinha nada menos que 5,69 m.
A busca pela eficiência aerodinâmica faz com que os carros da F1 sejam enormes, mas os engenheiros das equipes também trabalham firme o equilíbrio dessas “barcas” monopostas nos mais variados circuitos.
Nesse caso, o W11 AMG F1 era exatamente do mesmo tamanho do Chevrolet Suburban, sendo um carro realmente impressionante em comprimento, mas e quanto maior seria em relação a um F-Indy?
Antigamente, os carros da F-Indy eram maiores que os F1 e isso era bem nítido nas imagens de TV, mas hoje a coisa se inverteu completamente e um Dallara DW12 mede somente 5,21 m, menos que uma picape média.
Isso em provas de circuito, porque em ovais, o DW12 mede 5,01 m de comprimento, muito menos que o Alpine F1 de 2023.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!