Antes de tudo queria agradecer a oportunidade de poder escrever meu relato.
Visito o Notícias Automotivas todos os dias e sempre que posso contribuo com o site. Vou fazer um relato bem impessoal destacando os principais pontos positivos e negativos do carro.
O veículo em questão é um Volkswagen Tiguan 2.0 TSI. Não é um SUV ou utilitário, como muitos acham.
Trata-se de um crossover 4×4 e tem como principais concorrentes: Chevrolet Captiva, ix35, Subaru Forester, Mitsubishi ASX, etc.
A Volkswagen, pelo menos no Brasil, não vende seus carros em versões. Ela separa os carros por motorização e oferece opcionais e/ou pacotes de equipamentos. Tiguan vem em versão única de motorização e possui diversos opcionais. A minha possui os seguintes opcionais:
-Banco de couro com regulagem elétrica + Rodas 18”(originais são aro 17”)
-Teto Solar Panorâmico
-Park Assist + Câmera de ré + Sensor de estacionamento dianteiro
-Pacote Off Road + Bússola
-Paddle Shift no volante
Motor e câmbio
O Tiguan possui um motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm, com injeção direta de combustível. Possui aceleração de 0-100 em 8.5 segundos e tem velocidade máxima de 207 km/h.
TSI significa: Turbocharged Stratified Injection. Na verdade trata-se de um propulsor com turbocharger e supercharger. Esse mesmo motor é um dos mais premiados do mundo e está presente em vários automóveis da linha Audi e VW.
O desempenho é muito superior que qualquer concorrente e muitas vezes rende mais que de carros de categorias superiores. Desempenho, nesse caso, não é sinônimo de conforto.
O motor turbo é muito desconfortável no uso urbano, pois não possui torque em baixas rotações. O motorista precisa se esforçar muito para se acostumar. O câmbio é satisfatório.
São 6 velocidades com trocas bem suaves, tendo ainda paddle-shift atrás do volante e a opção de troca de marcha no Tiptronic. É equipado com o sistema 4MOTION, tração nas 4 rodas permanente.
Consumo
O consumo do Tiguan é exagerado! Na estrada não é alarmante, faz média de 10/12 km/l. Já na cidade, não importa o seu estilo de condução, o consumo não passa de 6,5km/l. Trajeto misto fica em torno de 7,5km/l para uma condução tranquila.
Segurança
Nesse quesito não tem o que discutir.
Tiguan ganhou 5 estrelas no Euro NCAP. Possui 6 airbags e ABS Plus com ASR e ESP.
Acabamento e equipamentos
O acabamento do Tiguan é invejável. O painel é quase todo emborrachado e é muito macio ao toque. Nas portas, plástico com alguns toques de couro. Volante também conta com revestimento em couro.
O quadro de instrumentos é simples, mas muito bonito. Dotado de ponteiros vermelhos e números brancos. O aparelho de som é touchscreen, mas as únicas funções são de: Rádio, CD, AUX e iPod.
Possui 8 alto falantes e a qualidade do som é boa. O ar condicionado é digital de duas zonas. Possui piloto automático e controles de som/computador de bordo no volante.
Seguro e manutenção
O seguro do Tiguan é caro.
O carro não deu nenhum problema até agora e só passou pela revisão de 10.000 km, que ficou em torno de 300 reais. Vale notar que o atendimento para carros mais luxuosos da VW é mais diferenciado que o dos demais modelos.
Considerações finais
O carro é realmente é muito bom. Possui mais pontos positivos do que negativos.
Realmente acho que é o melhor da categoria tendo o Subaru Forester como o maior competidor.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!