A China continua a ser um celeiro de fabricantes de carros que são clones ou cópias baratas de carros de luxo famosos, sendo que a maioria deles agora são elétricos, enquanto os do passado (uns 10 anos atrás) eram movidos por motores de moto.
Entre os fabricantes chineses dessas cópias está a Mecides, que usa as redes sociais para mostrar seus produtos e também vender, tudo via aplicativo de mensagens, como antigamente faziam sites como Alibaba, Made in China e Global Sources.
A Mecides faz pequenos veículos elétricos com visual copiado de marcas de luxo famosas, tendo modelos inspirados na Mercedes-Benz, como o atual GLC, por exemplo.
A empresa replica ainda o Lamborghini Urus, bem como o Porsche Cayenne e o Maserati Levante, por exemplo. Nessa fabricante chinesa não há limites, incluindo o Bugatti Veyron e um dos modelos da Tesla.
O Bugatti falso, por exemplo, tem três telas digitais e interior em couro, além de autonomia que varia de 300 km a 800 km, com velocidade máxima de 70 km/h. Existem ainda modelos de picapes com cabine dupla que imitam coisas como a Ram 1500 Rebel.
Os veículos são fabricados em linha de montagem, com uma delas tendo equipamentos de movimentação seriada, como uma fábrica padrão de automóveis “de verdade”, a considerar que estes são brinquedos grandes ou transporte bem básico.
Mesmo assim, alguns modelos como o “Maserati” ou a picape clonadas de marcas chinesas, possuem um acabamento de aparência boa, ainda que a qualidade possa ser duvidosa devido ao valor de um carro elétrico, mesmo pequeno.
Na Mecides, um modelo em média é vendido por US$ 5.000 ou R$ 24,8 mil. Mas, por que os chineses ainda compram esse tipo de veículo limitado? A resposta é a imensa multidão da população rural ou distante dos grandes centros. Eles ainda não tem renda para ter um carro de verdade.
Mecides – Galeria de fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!