Seu carro está com uma vibração estranha, faz barulhos ao arrancar ou as trocas de marcha estão difíceis? Um coxim ruim pode ser o culpado.
Fizemos esse texto para explicar a função dos coxins e quais os maiores problemas que eles apresentam.
Confira:
O que é um coxim? Qual a função de um coxim?
O motor e o câmbio (assim como outras peças) do seu carro se movem e vibram durante o funcionamento, esse movimento tem que existir, mas deve ser limitado.
Também as suas vibrações precisam ser absorvidas, para manter o conforto, então essa é basicamente a função do coxim: absorver vibrações e apoiar alguns componentes de forma que eles ainda tenham um movimento mínimo.
Sem os coxins seu carro pareceria uma cadeira de massagem, daquelas que vibram, e o motor ficaria dando “pancadas” durante o uso.
Existem coxins na suspensão, câmbio e escapamento também. Basicamente qualquer componente que tenha vibração pode ter um para atenua-la.
Ele é, normalmente, composto de uma peça metálica com partes em borracha. Existem os coxins hidráulicos (que possuem um fluído em seu interior e são mais complexos e caros), comumente utilizados em carros premium e 3 cilindros (o motor 3 cilindros produz mais vibração quando em funcionamento).
O coxim do motor é montado entre motor e o monobloco do carro, em pontos estratégicos.
O que acontece quando o coxim está ruim?
- Carro vibrando muito: Um coxim ruim pode fazer com que a vibração da peça que ele apoia passe para a estrutura do carro, então esse é o primeiro sintoma, muito comum nos coxins de escapamento e motor.
- Barulho de metal ou peça solta: Como o coxim liga componentes à estrutura do carro, quando ele se degrada, pode haver contato de metal com metal ou “pancadas” entre uma peça e outra, sintoma comum nos coxins de motor, escapamento e suspensão.
- Marchas não entrando e movimento na alavanca do câmbio: O coxim que apoia o câmbio, quando ruim, faz com que a peça esteja em posições diferentes a cada momento, então o engate das marchas fica dificultoso, além de nas arrancadas ser possível ver a alanca do câmbio se movimentar.
- Junta da homocinética quebrando de forma recorrente. O movimento excessivo do motor e câmbio reduz muito a vida útil da homocinética.
Manutenção do coxim
Existem recomendações de trocas periódicas, normalmente a cada três anos ou 30 mil quilômetros, mas muitas vezes não são seguidas ou necessárias, então sempre peça para seu mecânico verificar o estado dos coxins quando fizer o check-up do seu veículo e troque-os quando apresentarem sinal de desgaste, ressecamento das borrachas e rachaduras.
Dicas de conservação dos coxins
- Evite arrancadas e frenagens bruscas;
- Evite vias com muitos buracos (sei que é quase impossível, então ande devagar nelas);
- Passe devagar nas lombadas;
- Troque as marchas suavemente;
- Carros com alterações no amortecedor e molas reduzem a vida útil dos coxins;
- Faça as manutenções do seu carro corretamente;
- Mantenha o alinhamento em dia;
- Evite andar com o carro muito carregado (o peso excessivo danifica os coxins);
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!