A fábrica da General Motors em São José dos Campos, Vale do Paraíba, está completando 65 anos e já fez de tudo um pouco, somando 6 milhões de veículos, entre automóveis, picapes, SUVs e caminhões.
Inaugurada no dia 10 de março de 1959, a instalação paulista também já fez 30 milhões de motores e transmissões, ocupando hoje 2,7 milhões de m² de área total e 500 mil m² de área construída.
Ricardo Fanucchi, diretor-executivo de Manufatura da GM América do Sul, diz: “Desde a nossa chegada ao Vale do Paraíba, temos contribuído para o crescimento econômico da região, e agora celebramos a história de sucesso de um dos maiores complexos industriais do país”.
Moderna, a fábrica que faz hoje os modelos Chevrolet S10 e Blazer, além de motores e transmissões, implementa uma série de ações para reduzir o consumo de recursos naturais, como água e energia, de seu processo produtivo, além de uma avançada estação de tratamento de efluentes e filtros de ar.
Localizada às margens da rodovia Presidente Dutra e na linha de trem da antiga ferrovia Central do Brasil, a GM encontrou o Vale do Paraíba em 1953 e lá fez sua fábrica de motores para caminhões em 1959.
Também de lá saíram as primeiras picapes, assim como modelos clássicos como o Chevrolet Chevette, bem como o Kadett inicialmente, entre outros, a planta da GM atualmente faz parte de um enorme parque industrial da montadora no país.
A GMB tem aqui, além de São José dos Campos, os complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos, além de Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio).
Próxima, Mogi das Cruzes tem produção de componentes estampados, enquanto Sorocaba é Centro Logístico Chevrolet e Indaiatuba tem o CPCA, Campo de Provas de Cruz Alta, todas no estado de São Paulo, fora o centro de design e tecnologia perto da sede em São Caetano do Sul.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!