A produção dos Chevrolet Bolt e Bolt EUV terminou em Lake Orion, Michigan, numa programação estabelecida para encerramento em dezembro, sendo que antes a ideia era acabar em novembro.
A última unidade foi produzida em 20 de dezembro de 2023, encerrando a primeira geração do monovolume e do crossover, ambos vendidos no mercado nacional, sendo o Bolt EUV custa R$ 279.990.
Um porta-voz da GM disse: “Podemos confirmar que o Bolt atual encerrou a produção em dezembro, conforme comunicado anteriormente. No entanto, os clientes ainda podem encontrar Bolt EVs disponíveis em concessionárias em todo o país”.
A nota encerrou: “Estamos ansiosos para compartilhar novidades sobre a próxima geração do Bolt, que se baseia na fórmula que o tornou um dos produtos mais populares da Chevrolet, num futuro próximo.”
A meta de produção de Bolt e Bolt EUV era de 70.000 unidades ao ano, sendo atingida, com mais de 62 mil vendidos nos EUA e pouco mais de 14 mil exemplares no Canadá, no ano passado.
Já a próxima geração, que a GM revelou o projeto no ano passado, chegará até o final do ano como um produto baseado em baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), reduzindo assim o custo de produção, mas o próximo Bolt ainda é uma incógnita até para americanos.
A próxima geração será fabricada em Fairfax, no Kansas, porém, pouco se sabe sobre esse carro, pois não há nenhum projeto conhecido de compacto elétrico da GM, já que a plataforma Ultium é de carros grandes, com o menor tendo 4,82 m.
No caso de um Novo Bolt, o modelo precisa ser bem menor que isso e esse é o problema, pois, a Ultium não pode ser simplesmente encurtada, obrigando assim o desenvolvimento de uma plataforma elétrica exclusiva.
A GM pode atrelar o desenvolvimento do Novo Bolt à SAIC-GM-Wuling para reduzir o tempo de desenvolvimento, mas por ora, não há sinais disso.
[Fonte: GM Authority]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!