A General Motors não vê melhoras no cenário de 2024 no mercado brasileiro, onde a baixa demanda é o motivo pelo qual a montadora apresentou aos funcionários das plantas paulistas, um plano de PDV.
O plano de demissão voluntária contempla as três fábricas da GM no estado, sendo elas em Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul e São José dos Campos.
Todavia, as três fábricas da GM recusaram a proposta da montadora, apesar da empresa alegar, no documento aos funcionários, que “o cenário de vendas de veículos no Brasil está obrigando a indústria automotiva a fazer ajustes em suas capacidades produtivas. Agora, os ajustes não são mais por falta de peças: é necessário adaptar as fábricas ao tamanho do mercado”.
A GM aponta os juros altos como principal motivo para retração nas vendas do mercado interno. Então, para contornar o problema, a montadora alega já ter feito layoff, férias coletivas e days-off para ajustar a produção à demanda.
No entanto, mesmo assim, a GM não vê outro horizonte a não ser reduzir a mão de obra nas fábricas paulistas.
Em seu comunicado aos empregados, a GM também diz: “Além deste panorama interno, outros países da América do Sul também passam por incertezas econômicas e políticas, o que causa impacto direto sobre as exportações. As projeções mostram que essa condição não deve mudar neste ano e nem em 2024. Sendo assim será necessário iniciarmos um plano de reestruturação.”
Segundo o sindicato, em São Caetano do Sul, “até o momento apenas funcionários que já estavam aposentados”, conforme afirmou Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, presidente da entidade.
Em São José dos Campos, Renato Almeida, secretário-geral do sindicato local, disse: “Todos os funcionários recusaram, não houve nenhum voto favorável”.
David Martins de Carvalho, vice-presidente do sindicato de Mogi das Cruzes, comentou: “O PDV é péssimo se comparado com outros que já discutimos e também na comparação com os programas de outras montadoras”.
[Fonte: Auto Data]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!