A Volkswagen Transporter é a herdeira legítima da Kombi e está em sua sétima geração, porém, a marca alemã tem planos de eletrificação mais imediatos para a van e isso envolveria a Ford.
Segundo os ingleses da revista Autocar, a Transporter surgirá em 2024 com uma variante nova e elétrica, com base na Ford Transit Custom, ampliando assim a parceria entre as duas marcas.
A revista fez até uma projeção com base na Transit Custom, que é uma resposta da Ford para as vans leves da Stellantis, sendo da mesma categoria dos modelos Citroën Jumper e Peugeot Expert, por exemplo.
Fabricada na turca Otosan Ford, em Bursa, na antiga Ásia Menor, a Transit Custom servirá de base para esta Transporter EV que também terá motores a diesel e uma versão híbrida plug-in.
Todavia, a Multivan deve continuar com a plataforma T7 MQB, enquanto a T6.1 da Transporter migrará para a Ford.
A questão nos dois casos é que a Transporter/Multivan sempre foi o mesmo veículo, mas com a mudança de segmentos, que uma delas já não atende para deter a Stellantis, dois modelos surgirão.
Hoje, de certa forma já é assim com as bases T6.1 e T7, como explica Carsten Intra, CEO da VWCV: “Uma Multivan tem que ser muito mais confortável e muito mais sofisticada [do que o Transporter]. É por isso que agora temos duas escalações. Este é um projeto realmente importante”.
Intra completa: “O Transporter será nosso único veículo multitração. Não podemos nos dar ao luxo de construir outra plataforma [para o mesmo veículo]. É muito caro. Este é um veículo que, ao contrário do Califórnia, não oferece a maior margem por venda.”
Com isso, a Transporter terá a base Ford, enquanto a Multivan segue sendo um VW MQB, que possivelmente lá na frente migrará para a MEB ou Trinity.
[Fonte: Autocar]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!