O Honda ZR-V chegou e agora é o SUV médio “B” da marca japonesa para atuar como rival de modelos como Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross, sendo ele importado da Tailândia.
Com porte intermediário, o ZR-V chega sobre a plataforma do Novo Civic e com design expressivo, porém, sua mecânica é bem tradicional, passando longe da hibridização vista em outros modelos da Honda.
Todavia, na ausência (momentânea) do CR-V, o ZR-V assume o papel de SUV de nível acima da Honda, com bom espaço interno e porta-malas condizente, trazendo a dinâmica de condução e conforto da base Civic 11.
Honda ZR-V – estilo e preço
O Honda ZR-V tem um visual mais jovial que o do Civic, trazendo um ar mais expressivo com sua frente arredondada e grade pequena estilizada, que torna os faróis independentes no conjunto.
Molduras em preto brilhante e uma traseira igualmente curvilínea, com lanternas grandes, reforça a ideia de uma robustez com fluidez visual, deixando o SUV com ar mais leve.
Todavia, as rodas de liga leve parecem pequenas demais diante de suas linhas, desequilibrando o conjunto, enquanto o interior segue um estilo contemporâneo, sem explorar demais a digitalização.
Já o preço pode ser o calcanhar-de-aquiles do ZR-V, estando na mesma faixa de SUVs híbridos como o bem-sucedido Haval H6 2024, assim como superando versões híbridas do Corolla Cross.
Honda ZR-V – conforto e conteúdo
O espaço interno é bom, especialmente atrás, com bancos em couro cinza e portas com o mesmo acabamento, assim como o console central, com elemento vazado e conectores USB bem posicionados.
Com teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e espaço generoso, porém, o Honda ZR-V tem porta-malas mediano, com 389 litros, podendo chegar a 885 litros até o teto.
O ZR-V tem um bom recheio, com muitos itens do Civic Hybrid, como Lane Watch, multimídia com tela de 8 polegadas com projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, ar condicionado dual zone, carregamento indutivo, entre outros.
Na segurança, a vantagem é o Honda Sensing com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e saída de pista, alerta de ponto cego, frenagem autônoma com alerta de colisão, farol alto automático, 8 airbags, etc.
Honda ZR-V – desempenho e consumo
O Honda ZR-V poderia ter chegado híbrido, uma vez que o mercado colocou esse tipo de veículo em alta, mas como não foi possível trazer, então o SUV conta com um conjunto conhecido, o motor R 2.0 de 161 cavalos e 19,1 kgfm.
Com transmissão CVT de sete marchas simuladas, o ZR-V vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e com final de 195 km/h, o que não é ruim de todo modo, mas seria mais esperto numa configuração híbrida ou 1.5 Turbo de 184 cavalos.
Por fim, o lado ruim da mecânica tradicional, em relação aos híbridos, é o consumo, ainda que na cidade ele faça bons 10,2 km/l, graças ao CVT, mas na estrada, os 12,1 km/l são poucos diante dos números de rivais, muitos deles híbridos.
A sorte do Honda ZR-V é não ser flex, o que tornaria seus números muito ruins.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!