O Inmetro divulgou uma nova lista com os modelos 2010 de carros mais econômicos do país.
A tabela divulgada traz a indicação de consumo e eficiência energética do veiculo com a escala indo da letra A até a letra E, ou seja, do mais econômico até o que tem maior consumo, respectivamente.
Com isso, o Inmetro emite um selo que mostra o quanto é eficiente um veículo, como já é feito com geladeiras e outros eletrodomésticos como o ar condicionado.
O instituto governamental avaliou seis marcas de carros, 35 modelos e 67 versões diferentes para criar o novo ranking dos carros mais eficientes. Os modelos foram divididos em categorias diferentes: subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo, fora de estrada, comercial leve e comercial derivado de carro de passeio.
Os carros mais econômicos com o álcool como combustível, de acordo com o Inmetro são: Fiat Mille Economy com 8,8 km/litro na cidade, Honda Fit 1.4 manual com 7,6 km/litro, VW Gol 1.0 e Polo 1.6 BlueMotion (7,4 km/litro) e Honda Civic 1.8 manual (7,2 km/litro).
Com gasolina o campeão de consumo ainda é o Kia Picanto 1.0 manual com 12,4 km/litro na cidade, seguido pelo Novo Cerato 1.6 com 10,1 km/litro.
A Fiat foi a que teve os carros mais “gastadores” com Palio 1.0 (Palio 1.0 é gastão? Veja aqui opinião de dono) e 1.4, Idea 1.4 e 1.8, Siena 1.4 e 1.8, Stilo 1.8 e 500, todos com nota E na avaliação. Com a mesma nota a VW tem Jetta e Passat. A Kia ainda teve nota E no modelo Carens.
Veja abaixo, a lista dos carros mais econômicos do Brasil nas seguintes categorias avaliadas:
Carro Subcompacto – Fiat Mille Economy
Carro Compacto – Honda Fit 1.4 – VW Gol 1.0 – VW Polo 1.6 BlueMotion
Carro Médio – Honda City 1.5 – Kia Soul 1.6 – Renault Logan/Sandero 1.0 – VW Voyage 1.0
Carro Grande – Honda Civic 1.8 – Kia Cerato 1.6
Carro Esportivo – Não foi avaliado nenhum modelo nesta categoria
Carro Fora de estrada – Kia Sorento 2.4
Carro Comercial leve – VW Kombi 1.4
Comercial leve derivado de carro – Fiat Strada 1.4
Fonte: G1.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!