A Defender é a SUV da Land Rover que se mistura com a história da própria montadora, visto que seu projeto foi herdado do Series I, o “Land Rover Original”.
A fama de robusto precede o modelo, que por muito tempo foi um SUV “raiz”, mas será que ainda vale a pena ter um Defender?
Na hora da compra de um importado usado, todo cuidado é pouco, por isso fique atento.
Nosso texto de hoje vai descrever os principais problemas e reclamações do modelo.
O Defender data da década de 80, e já teve muitos motores e versões, dentre elas o 2.5L turbodiesel de 115 cv com aceleração de 0 a 100 km/h em 18,7s e velocidade máxima na casa dos 140 km/h.
Em 2019 foi lançado o “novo Defender”, totalmente modernizado, porém ainda preparado para o off-road.
Nas unidades mais antigas, os itens eram bem básicos, sendo que os principais são os bons e velhos ar-condicionado, direção hidráulica, airbags e ABS.
No novo Defender o negócio muda de figura, tem couro natural, teto panorâmico elétrico, central multimídia, câmbio automático de 8 marchas e muito mais.
Então pra você que pensa em ter um Defender, ou já tem uma em vista, abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:
Problemas na turbina
Apesar de não ser problemática como a “irmã” Evoque nesse quesito, vale a atenção pois existem relatos de problemas no conjunto das turbinas, seja por tempo de uso ou manutenção negligenciada.
Consumo excessivo de óleo e motor com fumaça azulada ao acelerar, são indícios de defeito.
A “velha Defender” não é um carro para o dia-a-dia
O carro é voltado para o off-road, é um tanto quanto barulhento, consome bastante combustível, e tem uma manutenção um pouco cara, além do desempenho ruim nas rodovias.
Se pretende ter um carro para trabalhar no dia-a-dia, certamente existem opções com melhor desempenho e conforto.
Atendimento na rede de concessionárias
Boa parte das reclamações dos proprietários se dá pela falta de atenção e a não solução dos problemas que são apresentados para as concessionárias.
A maioria dos proprietários de carros fora da garantia não segue as manutenções dentro da rede de concessionárias, por esse motivo.
Ferrugem no chassis
Como as unidades antigas eram montadas sobre um chassis de aço, com o tempo podem haver focos de ferrugem.
Evite unidades provenientes de regiões litorâneas, elas podem ter o chassis bem danificado.
Preço de peças do novo Defender é elevado
Em se tratando de peças originais, os preços são elevados, cada farol pode custar mais de R$ 20.000,00
Os amortecedores paralelos custam na faixa de R$ 3.000,00.
Algumas peças mecânicas são substituíveis por de outros carros, da Ford por exemplo, então é possível economizar na troca.
Problemas na embreagem
A troca da embreagem é comum na Defender “antiga”, assim como problemas no conjunto como um todo.
Pedal duro, baixo ou trepidando, assim como marchas patinando são sintomas comuns de problema no conjunto.
Consumo elevado
Mesmo normalmente equipada com um motor turbodiesel, o consumo é elevado, na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na rodovia.
O carro é muito grande
Isso vale para qualquer geração, a Defender é alta e pode ser um tanto quanto larga, atenção às vagas de condomínio e até o portão da garagem, ela pode não passar.
Conclusão
A Land Rover Defender “antiga” é um carro extremamente robusto, quando bem cuidado, e foi pensado para o uso em off-road.
A mecânica é confiável, com alguns problemas crônicos que não depreciam o carro, porém é necessário conhecer o modelo para resolver em definitivo.
Todas informações de adaptação e manutenção são encontradas nos fóruns online e muitas são do tipo “faça você mesmo”.
Não é um carro confortável ou recomendado para longas viagens nem para o dia-a-dia, antes da compra é preciso entender seu conceito.
Com a Nova Defender a coisa muda de figura, o carro ainda é robusto, porém tecnológico e caro, tem que te ter coragem pra colocar ela na lama.
Já possui um desempenho mais amigável e é bem mais utilizável e confortável para o dia-a-dia, o problema é o preço…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!