O caminho foi aberto recentemente pelo Volkswagen Nivus, seguido pelo Fiat Fastback e em breve com uma proposta similar da Renault. Já visto em níveis superiores, o SUV de estilo cupê está na moda e pode chegar à Nissan.
Como se sabe, a Nissan deixou a água correr por baixo da ponte desde o lançamento do Kicks, recusando trazer ao mercado players como X-Trail e Qashqai, que reforçariam o time de SUVs da marca japonesa no país.
Tendo bom histórico de utilitários esportivos por aqui, com nomes como X-Terra, Pathfinder e o próprio X-Trail, a Nissan decidiu manter-se apenas com o Kicks.
Todavia, num movimento necessário, a Nissan anunciou um adicional de R$ 1,5 bilhão em investimentos no país para ter a segunda geração do Kicks e um importante motor turbo, mas também revelou um segundo SUV, este inédito.
O produto chegará somente em 2026 e pelo visto não será um produto já existente, visto que o X-Trail acabou de ser atualizado e é muito grande (e caro) para ser nacionalizado.
O Rogue Sport (Qashqai) já está no mercado internacional desde 2021, sendo portanto, um carro de meia vida na época proposta.
Além disso, o Fiat Pulse provou que SUVs de entrada podem patinar em vendas e a receita atual do mercado nacional é valor agregado, deixando assim um Nissan Magnite de lado.
Então, seguindo a tendência vigente, um SUV de estilo cupê, pouco acima do próximo Kicks, surge como uma opção lógica para a Nissan engajar um segundo produto de volume no país.
A ser feito em Resende, o mesmo compartilhará a plataforma com o Novo Kicks e o motor turbo será aplicado nele também.
Com valor agregado superior a um produto de 4,00 m de comprimento, que acabaria forçando o Kicks para uma posição que não é sua, a Nissan teria dois carros na mesma base, com estilos diferentes e preço maior.
[Projeção: KDesign AG]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!