Estabilidade, segurança, espaço interno, conforto, economia, confiabilidade e desempenho são importantes em um carro para pegar a estrada, alguns carros contam com todas essas características, outros, nem tanto… Não fique chateado se seu carro apareceu a lista, pode ser que alguma dessas características não seja tão relevante para você, ou a proposta dele seja de uso urbano.
Se você é, assim como eu, uma pessoa que prefere pegar a estrada e viajar de carro, ao invés de pagar por um avião ou ônibus, sugiro evitar os modelos abaixo, não que eles sejam necessariamente carros ruins, mas o foco deles certamente não é (ou não deveria ser), viagens longas.
Alguns fatores pesam mais do que outros, na minha visão os mais importantes são, segurança, desempenho e conforto, visto que não costumo viajar com o carro cheio, caso você leitor ande com o carro com 5 pessoas, certamente o espaço interno é igualmente importante para você.
Mantivemos somente modelos fabricados nos últimos 15 anos. Os carros anteriores à essa época atendiam outros padrões e a realidade da indústria era outra, então não seria justo dizer que eles são ruins, só estão desatualizados (mesmo deixando boa parte dos carros dessa lista pra trás).
Fiat Mobi
Quase empatado com o segundo modelo da lista, o primeiro é o Fiat Mobi, esse é um projeto para uso urbano, e para isso ele atende até que bem (se o seu foco é economia e não liga para conforto).
O desempenho fraco (0 a 100 km/h em 14,9 s), principalmente quando equipado com o arcaico motor 1.0 Fire de quatro cilindros, nenhuma estabilidade, segurança péssima (1 estrela no Latin Ncap de 2017), pouco conforto, pouco espaço interno, fazem com que ele seja o primeiro a se lembrar.
Renault Kwid
Basicamente o Mobi da Renault, tem os mesmos problemas, sendo pior na dinâmica de direção e no conforto, mas um pouco mais seguro e com desempenho melhor (0 a 100 km/h em 13,2 s), características que fizeram ele pontuar um pouco melhor que o concorrente.
Chevrolet Onix (2013 – 2017)
O Onix não é um carro ruim, tem preço relativamente bom e desempenho aceitável nas versões 1.4, a questão é a segurança, inicialmente em 2014 ele teve nota 3 no Latin Ncap, mas a nota foi revisada para 0 após alteração em alguns critérios, especialmente para batida lateral, essa nota garantiu a terceira colocação na nossa lista.
Fiat Palio Weekend 1.0
O quarto colocado da nossa lista, a Palio Weekend, engana por ser um carro grande, e pode parecer um ótimo carro para viajar com a família, mas acaba sendo um verdadeiro teste de paciência.
Maior que o Uno, mas com mesmo motor, tem um desempenho pior (0 a 100 km/h em 17 s), se colocar 5 pessoas mais bagagens, o carro não sai do lugar.
Ford Ka 1.0 (até 2013)
As primeiras gerações do Ford Ka são confiáveis e econômicas e até dá pra encarar a estrada com elas.
Porém, em uma viagem mais longa o fraco desempenho do motor (0 a 100 km/h em 14,8 s), pouco espaço interno e nível de ruído da cabine se tornam grandes problemas.
Renault Sandero (até 2018)
As versões 1.0 tem desempenho fraco (0-100 km/h em 14,1 s), contam com um espaço interno aceitável e uma boa estabilidade, porém teve duas vezes nota 1 no Latin Ncap até 2018, a Renault “corrigiu” o problema em 2019.
Fiat Grand Siena 1.0
Carro confiável e com bom espaço interno, mas o fraco desempenho do motor 1.0 (0 a 100 km/h em 15,8s), aliado ao tamanho do carro, tornam qualquer viagem longa uma tortura.
Ford Fiesta Rocam 1.0
O pior desempenho da lista, de 0 a 100 km/h em eternos 18 s, faz com que o Fiesta Rocam apareça na oitava colocação, bom espaço interno e comportamento dinâmico fazem com que ele não seja o primeiro colocado, mas o desempenho tenebroso do motor inviabiliza qualquer ultrapassagem.
Fiat Uno 1.0
O carro é econômico, possui um bom comportamento na estrada, mas o motor 1.0 de quatro cilindros (mesmo do Mobi), faz com que ele apareça nessa lista, a partir desse ano já era possível encontrar a versão de 3 cilindros, mais moderna e que anda melhor.
VW Gol/Voyage 1.0
Rival do Uno, conta com as mesmas qualidades (e problemas), até 2016 só existia a versão de 4 cilindros, com um desempenho ligeiramente melhor que o Uno, faz o 0 a 100 km/h em cerca de 13s, a partir desse ano já existia a versão 1.0 três cilindros, mais moderna e com desempenho superior.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!