Embora já tenham sido descontinuados, o Fiat Uno Mille Economy e o Volkswagen Gol G4 ainda se posicionam entre as preferências de parte dos consumidores brasileiros.
Eles foram líderes de mercado por muitos anos e se sobressaem pela economia, manutenção barata e confiabilidade mecânica. Porém, qual dos dois é o melhor: Mille Economy ou Gol G4?
Em ambos os casos, você estará bem servido se estiver em busca de um carro robusto, econômico e que dificilmente dará dor de cabeça com defeitos mecânicos ou elétricos. Porém, trata-se de uma compra racional, sem qualquer entrega de performance, modernidade e tecnologia.
O Fiat Mille Economy é um carro mais espartano que o Gol G4.
Seu acabamento interno é mais simples, com lataria aparente por todos os lados e sem qualquer detalhe de acabamento no console central – as alavancas de câmbio e freio de estacionamento, por exemplo, são fixadas diretamente no assoalho.
No entanto, o Mille Economy (disponível desde meados de 2008) ficou mais interessante com algumas modificações para privilegiar o consumo de combustível.
Entre elas, a adoção de novas válvulas, bielas e coletor de escape, além de rodas de aço calçadas com pneus de baixo atrito e o câmbio com a quinta marcha mais longa.
Além disso, a injeção eletrônica do motor foi remapeada. Outra alteração foi a adoção de um “econômetro” no painel de instrumentos, que indica se o motorista está conduzindo de forma econômica ou não.
O modelo da Fiat se sobressai frente ao da Volkswagen por contar com visibilidade melhor (com maior área envidraçada) e melhor posição para o motorista.
O motor usado no Mille Economy é um 1.0 flex de oito válvulas, que consegue desenvolver 65 cavalos de potência máxima, a 6.000 rpm, e 9,1 kgfm de torque máximo, a 2.500 rpm, e está combinado a um câmbio de cinco marchas.
Em outros quesitos, o Mille continua ganhando, como consumo melhor, de 9,6 km/l com álcool na cidade, contra 8,5 km/l do Gol.
Na estrada os números são: 12,7 km/l contra 10,9 km/l, também com álcool.
O Volkswagen Gol G4, por sua vez, se destaca por contar com um visual mais atual. Ele é menos quadradão que o Uno Mille e se destaca por contar com linhas mais fluidas.
O interior é predominantemente em plástico duro e com aspecto bastante simples, mas a aparência também é melhor no Gol.
O hatch popular conta ainda com até 13 porta-objetos, volante de três raios, entre outros itens.
Fora isso, o Gol G4 pode contar com alguns equipamentos exclusivos frente ao Mille Economy.
Ele pode ter itens como painel de instrumentos com conta-giros, vidros, travas e retrovisores elétricos, sistema de som com MP3 player, entre outros.
No caso do Gol G4, o propulsor também é um 1.0 flex de oito válvulas, mas neste caso com 68 cavalos de potência, a 5.750 rpm, e 9,4 kgfm de torque, a 4.250 rpm, combinado a uma transmissão manual de cinco velocidades.
Sendo assim, caso você esteja em busca de um popular robusto e econômico, a melhor opção fica com o Fiat Uno Mille Economy.
Trata-se de um carro consolidado no mercado, de manutenção barata e que dificilmente irá te deixar na mão.
Por outro lado, o Volkswagen Gol G4 serve bem quem busca por um carro popular mais bonito, confortável e bem equipado, atendendo aqueles que terão o carro como o principal veículo da casa.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!