O regulador de voltagem é um item muito importante no sistema elétrico de um automóvel.
O dispositivo é bem conhecido por quem sempre faz a manutenção do carro e, sem ele, os veículos teriam muitos problemas com as baterias. Então, este artigo vai responder a questão: Regulador de voltagem: o que é, para que serve?
O sistema elétrico dos automóveis possui um circuito de alimentação que vai desde a bateria até o alternador e, neste, existe um dispositivo que regula a voltagem gerada por este último, a fim de que a carga elétrica correta seja enviada para a bateria de chumbo-ácido.
Também chamado de regulador de tensão, a ausência do dispositivo acarretaria no uso de várias baterias, pois não haveria um sistema que ajustasse a voltagem de saída para evitar danos ao componente. Mas o que ele é e para que serve?
Regulador de voltagem: o que é, para que serve?
Fixado junto ao alternador, o regulador de voltagem é um dispositivo eletromecânico que tem como função ajustar a tensão de saída de energia do alternador para a bateria, a fim de repor a carga que esta fornece para o funcionamento do carro e de outros componentes elétricos.
Ele faz o ajuste de voltagem para que ela seja aceitável quando chegar à bateria, evitando assim qualquer dano. Esse dispositivo funciona com carga de 10% a 15% superior à tensão de saída. Assim, a carga ficará entre 13,5 e 14,5 volts num circuito elétrico de 12 volts padrão.
Mas porque ele precisa ajustar essa tensão de saída para a bateria? Acontece que o alternador gira junto com o motor. Ele produz muita energia e, conforme a rotação sobe, tende a gerar mais carga.
Da mesma forma, em rotação muito baixa, ele não forneceria a carga adequada para alimentar a bateria, fazendo com que essa acabasse zerando e o carro não ligaria mais.
Então, o regulador de tensão tem a função de prover essa voltagem adequada para a bateria em uma faixa de rotação aceitável, não permitindo cargas baixas demais e nem muito altas, trabalhando exatamente entre 10% e 15% acima de sua capacidade, a fim de compensar um nível mais baixo de giro.
Assim, independentemente da rotação do motor e, consequentemente do alternador, o regulador de voltagem compensará essa variação de rotação e carga. Mas, e se houver uma falha no regulador de tensão, como ficarei sabendo?
Problemas
O mau funcionamento do regulador de voltagem será indicado imediatamente no painel do veículo, pois a luz da bateria irá se acender. Mesmo sem dar detalhes sobre o que pode estar acontecendo, essa luz-espia indica duas coisas conforme seu funcionamento.
Se a luz da bateria não acende, isso indica que o regulador de voltagem está desregulado, não passando assim a tensão adequada para a bateria. Se o aviso ficar sempre ativo, isso indica um defeito no regulador de tensão ou em outro componente do sistema elétrico.
Para verificar se está tudo bem com o regulador de voltagem, use um multímetro para medir a voltagem. Se ficar acima de 15 volts, existe um excesso de tensão em direção à bateria, o que pode danificá-la, mesmo que seja nova. Procure um especialista para fazer a manutenção correta.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!