Horse. A união entre Renault e Geely começa a dar seus frutos com o Kardian, o primeiro de oito modelos globais que a marca francesa lançará até 2027, mas com um detalhe: exclusivamente fora da Europa.
O alvo da marca francesa são as regiões da América Latina e Magreb (Norte da África), além de Turquia e Índia, que ganharão carros dos segmentos B ao D, sendo pelo menos três deles do segmento médio.
Numa das propostas, a Renault “Horse” colocará uma picape média monobloco, materializada no conceito Niagara, mostrado no Rio de Janeiro, cuja proposta radical é ser um offroader híbrido.
Nesse caso, o que a Renault revela é que a picape Niagara terá motorização híbrida sobre o alicerce dessa nova família de carros emrgentes da Renault, a plataforma CMA ou Compact Modular Architecture.
Apesar do nome, o foco dessa base são os segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul, o que indica que a Renault tem no Kardian uma variante encurtada dessa base, originada da CMF, uma vez que elesmentos desse crossover são comuns à Dacia, exceto a largura do carro: 1,77 m do Kardian contra 1,84 m do Novo Logan.
Essa ruptura conceitual com a Dacia deve eliminar propostas até agora sugeridas com base nos próximos Duster e Bigster por aqui.
A Renault diz que a CMA é flexível e ajustável, permitindo construção de carros de 4,00 m a 5,00 m, indicando que pode ser este o tamanho da Niagara.
O entre eixos varia de 2,60 m a 3,00 m, sendo esta última provável na Niagara e a primeira sendo do Kardian.
Com três modelos traseiros de diferentes tamanhos, a CMA suporta as mecânicas de combustão interna, flexfuel (E85), GLP, mild hybrid advanced de 48 v (híbrido leve) e full hybrid (híbrido completo), com tração dianteira ou 4×4.
Neste último, a Niagara tem um motor a combustão, que suspeitamos ser o H4M, com sistema MHEV de 48V e motor elétrico no eixo traseiro, garantindo que a picape seja 4×4 e possa ainda rodar com 100% de energia em metade do uso cotidiano.
Em 2024, no primeiro semestre, o primeiro carro dos segmentos D e E com a CMA será lançado na Coreia do Sul com a marca Renault e ali teremos ideia de como será esse SUV de cinco ou sete lugares, que esperamos que seja a definição desse produto.
Com a Niagara a ser feita na Argentina, a Renault teria nos dois países, uma picape intermediária enter Oroch e Alaskan.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!