Com o passar do tempo, quando usamos muito nosso carro, a suspensão pode começar a apresentar alguns rangidos, os quais incomodam bastante.
O que será que pode ser o motivo para a suspensão rangendo?
Vamos analisar algumas possibilidades.
Confira:
Muita sujeira na suspensão
Se o seu carro está com a suspensão rangendo, e você deu uma olhada por baixo do carro e viu muita sujeira, terra, barro, e outros detritos, a primeira coisa é resolver esta situação, para poder encontrar qual peça é a culpada pelos rangidos.
A solução neste caso é dar uma boa lavada na suspensão toda, e também em toda a parte inferior do carro.
É preciso encontrar um lava jato que tenha boa experiência neste tipo de serviço, lavando bem a suspensão, incluíndo algumas peças com maiores chances de apresentarem rangido, como buchas da bandeja, buchas da barra estabilizadora, pivôs, terminais, etc.
Peças/buchas ressecadas ou danificadas
Com a suspensão completamente limpa, chega a hora do diagnóstico.
Ele pode ser feito por você mesmo, caso você tenha conhecimento das peças da suspensão e saiba identificar peças com problemas.
Mas, na maioria dos casos, será necessário neste momento levar o carro para um mecânico de confiança.
Ele vai verificar as buchas da bandeja, as bieletas e outras áreas, para ver se as mesmas estão ressecadas ou danificadas.
Pode inclusive ser que a causa sejam peças novas da suspensão, que ainda estão muito duras. Neste caso, o bom é fazer uma boa lubrificação da suspensão.
Pode-se usar vaselina spray, atentando-se para não espirrar o lubrificante nas borrachas, e sim nos parafusos das buchas, para não degradar as borrachas mais rapidamente.
Buchas da barra estabilizadora
Esta é uma das áreas da suspensão de um veículo que mais causam barulhos e rangidos.
Só que as buchas da barra estabilizadora tem um detalhe: não adianta lubrificar, se estiver com rangido, será necessário a troca das mesmas.
Ao fazer a troca destas buchas, peça para seu mecânico aplicar um silicone para altas temperaturas, assim o conjunto ficará livre de rangidos por muito mais tempo.
Partes superior e inferior das molas com sujeira
Se as extremidades das molas estiverem com sujeiras, isso vai gerar rangidos.
O que pode ser feito nesse caso é uma lubrificação destas extremidades, em seus pontos de contato com a suspensão.
A lubrificação pode ser feita com desengripantes, tipo WD40, onde a vida útil dessa lubrificação será menor, mas se você usa bastante o carro em estradas de terra, terá menos problemas com acúmulo de sujeira.
Se você não anda em estrada de terra, pode usar vaselina em spray, assim a vida útil da lubrificação será bem mais longa.
Hastes do amortecedor
As hastes do amortecedor também podem apresentar rangidos, então é importante lubrificar estas áreas, ou seja, os pontos onde o amortecedor fica preso na suspensão.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!