Quem diria, até tradicionais marcas de óleo de motor estão sendo reprovados pela quantidade menor do produto nas embalagens.
Neste caso, 3 de um lote de 62 marcas de óleo não passaram nos testes do Ipem-SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.
Os óleos lubrificantes automotivos analisados foram dos tipos mineral, semi-sintético e sintético, para uso em motores diesel, gasolina, álcool e bi-combustível.
Na cidade de Bauru-SP, foram analisadas 32 amostras de óleo mono viscoso para motores diesel Lubrioil da Lubrax. Destas, 28 apresentaram menor conteúdo na embalagem do que o indicado pelo fabricante.
Neste caso, o maior erro representa cerca de 260 ml a menos na embalagem. Já o Lubrax BR SAE 15W40 para motores diesel apresentou 3 erros em 12 amostras analisadas. O maior erro foi de 18,7 ml em uma embalagem de 1 litro.
Em outra cidade do interior paulista, mais erros como os citados foram encontrados. Em Ribeirão Preto, o óleo multi viscoso Brutus T5 CH4 SAE 15W40 da Ipiranga, apresentou erros em 2,10 ml (0,21%) em todas as 14 amostras analisadas pelo Ipem-SP.
Mas não foi somente em Bauru e Ribeirão Preto que o teste foi efetuado. Os laboratórios de São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Carlos, realizaram os mesmos testes, não detectando erros de quantidade nas amostras dos mesmos produtos analisados.
Essa medida do IPEM-SP visa defender o consumidor de eventuais prejuízos causados pela quantidade inferior do produto adquirido, sendo que tais produtos terão de ser recolhidos dos pontos de vendas e as empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa ao Ipem-SP.
Os valores das multas variam de R$100 a R$50 mil, dobrando no caso de reincidência. Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem.
O orgão disponibiliza o telefone 0800 013 0522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected].
Se seu carro estiver queimando óleo, veja essa nossa reportagem.
Fonte: Diário Net.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!